Folha de S. Paulo


Onze profissionais na mira das empresas para 2015

Gerentes de embarcações, especialistas em análise de dados e profissionais das áreas contábil e fiscal devem estar em alta no próximo ano. As previsões fazem parte de lista divulgada pela consultoria Michael Page, especializada em recrutamento, com profissões que serão mais demandadas em 2015.

Segundo a consultoria, áreas relacionadas ao setor financeiro das empresas serão mais requisitadas, especialmente devido à necessidade de empresas de reduzir custos por causa da crise econômica.

GERENTE DE EMBARCAÇÕES/OPERAÇÕES

Profissionais responsáveis por garantir o bom funcionamento de embarcações de apoio fora da costa. Devem ser procurados em 2015 devido a uma escalada de produção de petróleo e gás no mercado brasileiro. Em geral, têm formação como oficial de náutica ou engenharia mecânica.

ENGENHEIROS DE INSTALAÇÃO

A entrada em atividade de novos poços de petróleo no litoral brasileiro também abre espaço para engenheiros de diferentes formações (mecânica, elétrica, eletrônica ou naval) responsáveis pela implantação de linhas que interligam plataformas de produção aos poços no fundo do oceano.

Geraldo Falcão/Agência Petrobras
Plataforma da Petrobras na bacia de Campos, no Rio de Janeiro
Plataforma da Petrobras na bacia de Campos, no Rio de Janeiro

DATA SCIENTIST (CIENTISTA DE DADOS)

Profissional responsável pelo desenvolvimento de algoritmos matemáticos e o alinhamento detes ao negócio. Usa seu conhecimento para compreender o comportamento do consumidor ou o sucesso de uma campanha de marketing, por exemplo. Tem formação em matemática, estatística ou ciências da computação.

GERENTE DE LOGÍSTICA

Engenheiros de produção que controlam, organizam e garantem a integridade do estoque das companhias. Devem ser mais valorizados devido ao crescimento do comércio eletrônico.

Divulgação
Centro de distribuição da Dafiti, loja on-line de roupas
Centro de distribuição da Dafiti, loja on-line de roupas

DESENVOLVEDOR MOBILE

Cria aplicações para smartphones e tablets, o que deve ser mais solicitado por empresas que querem se aproximar de seus consumidores.

GERENTE DE PRODUÇÃO PARA A INDÚSTRIA DE BENS DE CONSUMO

São responsáveis por garantir bons índices de produtividade nas fábricas. A demanda é principalmente por engenheiros com histórico de atuação em manufaturas.

Krisztian Bocsi/Bloomberg
Produção do carro BMW i3 em Leipzig, na Alemanha
Produção do carro BMW i3 em Leipzig, na Alemanha

GERENTE DE OBRAS INDUSTRIAIS

Engenheiro-civil responsável direto pela evolução física de obras de galpões industriais e centros de distribuição. Eles acompanha planejamento, orçamento, cronograma, compras, contratação de serviços.

Newton Santos/Hype
Chocolates produzidos na fábrica da Cacau Show em SP
Chocolates produzidos na fábrica da Cacau Show em SP

ARQUITETO CORPORATIVO

São profissionais com formação em tecnologia e negócios. São responsáveis por compreender todas as camadas tecnológicas dentro da empresa, desde a mais alta (camada de negócios) até a camada mais baixa (infraestrutura), para padronizá-las. O objetivo é melhorar a estrutura e reduzir custos.

CONTROLLER

Responsável pela gestão contábil, fiscal, de planejamento e de controle dentro de uma empresa. Em geral, tem formação em ciências contábeis ou administração. Deve ser demandado por empresas em processo de reestruturação.

Zé Carlos Barretta/Folhapress
Contadores no escritório de contabilidade Garutti, em São Paulo )
Contadores no escritório de contabilidade Garutti, em São Paulo )

GERENTE DE PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

Cuida da gestão fiscal e pelo planejamento tributário da companhia. Esses contadores e advogados tributaristas são procurados devido à complexidade do sistema tributário brasileiro.

GERENTE DE DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIOS

Considerando um ambiente econômico problemático, serão necessários profissionais que prospectem e liderem projetos de novos negócios para a empresa. São pessoas com ótima rede de relacionamento com agentes de diferentes níveis de experiência em empresas ou instituições, além de boa visão de negócios.


Endereço da página: