Folha de S. Paulo


5 curiosidades sobre a árvore de Natal do Ibirapuera

A tradicional árvore de Natal do parque Ibirapuera, na zona sul da capital paulista, será inaugurada neste sábado (13) pela Prefeitura de São Paulo.

Ele se soma a decoração de Natal do parque que já conta com iluminação de cerca de 200 árvores do entorno do Ibirapuera.

O público também poderá acompanhar a fonte iluminada com projeções natalinas diárias em dois horários, às 20h30 e às 21h, com 25 minutos de duração cada, até o dia 6 de janeiro.

A Folha revela abaixo algumas curiosidades sobre a árvore de Natal do Ibirapuera.

TAMANHO

Este ano, a árvore terá apenas 54 metros de altura e 30 metros de diâmetro. No ano passado, o pinheiro tinha 58 metros.

Ernesto Rodrigues/Folhapress

ENFEITES

O pinheiro receberá 60 bolas coloridas com até 1,5 metro cada, 20 estrelas cadentes de até 2 metros com microlâmpadas, 50 estrelas de até um metro de diâmetro com lâmpadas especiais e cerca de 40 laços vermelhos, além de outros adornos e luzes.

No topo, haverá uma estrela de 8 metros de estrutura metálica, mangueira de LED e strobe light (luz piscante) de 10 watts.

Renato S. Cerqueira/Futura Press/Folhapress

GASTO

Sem o patrocínio do banco Santander, a árvore custou cerca de R$ 3 milhões para a Prefeitura de São Paulo.

Dário Oliveira/Código19

ACESSO INTERNO

Dentro da estrutura metálica da árvore existe uma escada em forma de rampa com 50 metros. A manutenção da árvore será feita por ali enquanto os outros 4 metros restante da árvore contam com uma escada estreita.

Avener Prado/Folhapress

MONTAGEM

Os trabalhadores levaram 12 dias para montar a estrutura erguida na praça Escoteiro Aldo Chioratto com a avenida Pedro Álvares Cabral, em frente ao parque.


Endereço da página:

Links no texto: