Folha de S. Paulo


Mergulhada em névoa de poluição, Nova Délhi declara emergência médica

Manish Swarup/AP
Indian presidential staff members walk surrounded by smog at the presidential palace in New Delhi, India, Tuesday, Nov. 7, 2017. Air pollution in India's capital has hit hazardous levels prompting local officials to ask that school shut down and a half marathon scheduled later in November be called off.
Funcionários do governo indiano caminham cercados pela névoa no palácio presidencial em Nova Délhi

A Associação Médica da Índia declarou emergência de saúde em Nova Délhi nesta terça-feira (7), quando a poluição do ar atingiu um nível que extrapola em 11 vezes o que é considerado seguro pela Organização Mundial da Saúde e mergulhou a capital indiana em uma neblina espessa, paralisando serviços.

Os moradores de Délhi receberam instruções para ficar em casa. Escolas infantis e de ensino médio permanecerão fechadas nesta quarta-feira, e o governo da cidade definiu a situação como uma "câmara de gás" ao convocar uma reunião para lidar com a crise, informou o jornal britânico "The Guardian".

Uma frente fria que dificulta a dispersão de poluentes agravou, nos últimos dias, um quadro que já era de risco, e agora os medidores de qualidade do ar na cidade não dão conta mais de registrar os índices -o índice de poluição máximo que o equipamento marca é 999.

Segundo o "Guardian", testes feitos na capital pela organização ambientalista Greenpeace encontraram entre os poluentes suspensos no ar como micropartículas elementos cancerígenos como chumbo, arsênico e mercúrio, à taxa de 710 microgramas por metro cúbico.

O valor é quase seis vezes a média desses micropoluentes no ar da cidade, de 122 microgramas por metro cúbico, o que já forma uma névoa perene vista à distância quando se chega à cidade. Pequim, cidade constantemente evocada por seu alto nível de poluição, tem 85 microgramas por metro cúbico (a OMS não lista dados atualizados de São Paulo).

A associação médica descreveu o efeito da poluição intensa como equivalente a fumar 50 cigarros em um dia, com sintomas como falta de ar, irritação ocular, náusea, fadiga, cefaleia e palpitação.


Endereço da página: