Folha de S. Paulo


'Continuamos de olho', diz Gisele a Temer sobre proteção à Amazônia

Divulgação
Vista aérea do parque ambiental do Jamanxim
Vista aérea do parque ambiental do Jamanxim

A modelo brasileira Gisele Bündchen respondeu, nesta terça-feira (20), ao presidente Michel Temer sobre o veto às medidas provisórias (MP) que diminuiriam a proteção na Floresta Nacional do Jamanxim. Gisele, via Twitter, agradeceu a Temer mas disse que "continuamos de olho".

Após vetar as MPs, Temer anunciou, via Twitter, sua decisão a Gisele, que havia pedido para que o presidente não reduzisse a proteção à Amazônia.

Tweet Gisele

Gisele, mesmo com o veto e acompanhando as críticas feitas por ONGs ambientais, demonstrou preocupação com a promessa do projeto de lei que versará sobre o tema.

Em seu tweet, Gisele diz que "não podemos aceitar retrocessos nas políticas socioambientais do nosso país, seja em forma de MPs ou PL".

MEDIDAS PROVISÓRIAS

Como revelado pela reportagem da Folha, as MPs que diminuiriam a proteção da Floresta Nacional (Flona) do Jamanxim beneficiariam o maior desmatador da Flona, pessoas condenadas por crimes ambientais, o prefeito de Novo Progresso (cidade na região da Flona) e garimpos ilegais.

No início desta semana, em um vídeo, o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, anunciou que Temer vetaria as MPs que enviará ao Congresso Nacional um projeto de lei com o teor da proposta original –ou seja, de redução de nível proteção de 300 mil hectares da floresta, o equivalente a quase duas cidades de São Paulo. Segundo ele, a iniciativa terá "urgência constitucional".


Endereço da página:

Links no texto: