Folha de S. Paulo


Desenvolvimento urbano é tema de debate em mostra de cinema em SP

O desenvolvimento urbano está no centro do debate que será realizado nesta quarta-feira (7), às 20h30, dentro da 6ª Mostra Ecofalante de Cinema, que vai até o dia 14 de junho em São Paulo.

Apesar do tema "Cidades" ter como foco a China, o debate sobre os empecilhos a uma cidade sustentável será precedido pelo curta "Champ des Possibles" e o longa "Frágil Equilíbrio".

Enquanto o filme de 13 minutos de duração enfoca a cidade como prisão, o filme mais longo pré-debate mistura em sua análise três realidades distintas, costuradas a partir de uma entrevista com o ex-presidente uruguaio Pepe Mujica.

O drama dos migrantes africanos que todos os dias tentam atravessar para a Espanha em um barco furado, as pessoas retiradas de suas moradias pela especulação imobiliária na Espanha e a história de dois executivos esgotados de tanto trabalhar no Japão são os exemplos usados pelo diretor Guillermo López para ilustrar o frágil equilíbrio da vida nas cidades.

Yannis Behrakis/Reuters
Refugiados são tema de filme exibido na mostra
Refugiados são tema de filme exibido na mostra

Entre os filmes que abordam todas as contradições do grande crescimento chinês e de suas gigantescas cidades, "Minha Terra", já premiado no Festival de Berlim, terá mais duas apresentações, segundo a programação oficial do evento, que pode ser consultada no site www.ecofalante.org.br.

Uma das oportunidades é logo após o debate no Reserva Cultural, às 22h. A outra é no domingo, às 14h, no Spcine Olido. Todos os filmes têm entrada gratuita.

A história filmada na China retrata Chen Jun, um trabalhador migrante rural que vive na periferia de Pequim. Como a expansão da cidade alcança o local onde Jun vive, e a terra vira alvo da especulação imobiliária, o trabalhador decide resistir. Apesar de todos os vizinhos da região resolverem sair.

A mostra de filmes ambientais em São Paulo, além do tema cidade, exibe produções que abordam os assuntos: contaminação, economia, mudanças climáticas, povos e lugares e trabalho. Existe também uma competição de filmes latino-americanos e uma mostra de filmes universitários.

O panorama histórico deste ano enfoca filmes sobre a região amazônica. Vincet Carelli é o diretor homenageado desta edição.

"Martírio", filme lançado em 2016, feito por ele, escancara a violência contra os índios Guarani Kaiowá.


Endereço da página: