Folha de S. Paulo


Mariposa com topete é nomeada em homenagem a Trump

Vazrick Nazari/Wikipedia
A mariposa tem menos de 1 cm de envergadura
A mariposa tem menos de 1 cm de envergadura

O entomologista (especialista em insetos) Vazrick Nazari, resolveu homenagear o agora empossado presidente dos EUA, Donald Trump.

A pequena mariposa do gênero Neopalpa, de menos de 1 cm de envergadura, recebeu o sufixo donaldtrumpi em homenagem ao mandatário. A razão, segundo Nazari, é o "topete" amarelado, uma cor que lembra a do cabelo de Trump. Antes a espécie era confundida com a agora "prima" Neopalpa neonata.

Entre outras características diferenciais da nova espécie, uma foi rapidamente encontrada: o tamanho reduzido dos genitais dos machos.

A informação não consta na argumentação oficial de Nazari no artigo publicado na revista "ZooKeys", mas foi largamente explorada por usuários de redes sociais para caçoar de Donald Trump.

Oficialmente, o argumento do entomologista e especialista em evolução é ambiental. Ele escreveu no Twitter: "E então eu batizei uma espécie em homenagem a Donald Trump. Quem sabe agora ele torne a conservação de ambientes frágeis uma prioridade?"

Trump escolheu para comandar a EPA (Agência de Proteção Ambiental), ligada ao governo, Scott Pruit, conhecido por posições discordantes do consenso científico quando o assunto são mudanças climáticas. Ele já afirmou, por exemplo, que não há significativa influência humana no aquecimento global.

Pruitt também costuma utilizar argumentos a favor do uso de combustíveis fósseis e já se posicionou de forma contrária a medidas de melhoria da qualidade do ar.

Entre outros famosos homenageados com novas espécies estão o ex-presidente americano George W. Bush e o papa João Paulo 2º, que inspiraram nomes de besouros.

Um fóssil de artrópode recebeu o nome de Mick Jagger (Aegrotocatellus jaggeri), uma aranha foi chamada de nelsoni em homenagem a Nelson Mandela e a vespa parasita Aleiodes gaga remete à cantora Lady Gaga.


Endereço da página: