Folha de S. Paulo


Raios laser no combate à trituração de pintinhos

blickwinkel/McPhoto
Bilhões de pintinhos machos são jogados em trituradores mecânicos ou sufocados
Bilhões de pintinhos machos são jogados em trituradores mecânicos ou sufocados

A avicultura é um negócio particularmente desagradável –especialmente para as aves do sexo masculino. Já que eles não têm uma boa constituição para a produção de carne –e não botam ovos– 45 milhões são mortos após chocarem a cada ano apenas na Alemanha. No mundo inteiro, o número chega a 2,5 bilhões. Em granjas industriais, os pintinhos são geralmente sufocados com dióxido de carbono ou jogados vivos em trituradores mecânicos.

O ministro da Agricultura da Alemanha, Christian Schmidt, deve divulgar uma máquina que pode dar fim à matança de pintos machos. A máquina usa um processo "in-ovo" para determinar o sexo e foi desenvolvida como parte de um programa de pesquisa financiado pelo Ministério da Agricultura e desenvolvido pela Universidade de Leipzig.

Pesquisadores conseguiram estabelecer um método para determinar o gênero de ovos fertilizados apenas 72 horas depois de o processo de incubação começar. O método é "alternativa econômica, prática e apropriada" para a trituração, afirma Schmidt, que vai apresentar o novo protótipo na Semana Verde de Berlim, uma feira agrícola que será aberta na próxima sexta-feira (20).

MAL NECESSÁRIO

Embora Schmidt tenha argumentado pessoalmente que o trituramento de pintos precisa parar, tem sido difícil acabar com a prática. Até agora, o trituramento de pintos machos tem sido encarado como um mal necessário.

O porta-voz do Partido Verde Friedrich Ostdorff afirma que a nova invenção não é suficiente, e acusa Schmidt de posar ao lado de novas tecnologias ao mesmo tempo em que falha na aprovação de uma lei que ponha fim ao trituramento.

"Isso não é algo que será alcançado com uma demonstração técnica sem compromisso durante a Semana Verde", disse Ostdorff. "O que é preciso é ação política legal e um cronograma específico."

A. Kondratuk
A vida pode ser brutal para os pintinhos, especialmente se eles são machos
A vida pode ser brutal para os pintinhos, especialmente se eles são machos

Schmidt acredita que a existência do equipamento pode provocar o fim dos argumentos legais que muitas empresas usam para justificar a trituração frente à legislação de direitos dos animais.

Em maio de 2015, um tribunal da cidade alemã de Münster decidiu que o trituramento de pintos machos era aceitável porque as leis de proteção permitem que animais sejam mortos se existirem razões econômicas.

"Com isso, nós vamos eliminar essa prática imoral e antiética em 2017", disse Schmidt. Simplesmente banir o processo provocaria a morte de pintos em outros países, acredita Schmidt.

Com esse propósito, ele espera que o processo não seja apenas limitado à Alemanha, acredita Schmidt. "Já houve consultas de outros países", disse o ministro.

O novo maquinário vai permitir que as granjas determinem o gênero do ovo apenas três dias após o início do processo de incubação. Os ovos então serão selecionados automaticamente pelas máquinas.

DISPERSÃO DE LUZ

O método envolve o uso de um laser perfurador que abre um pequeno buraco na casca do ovo, iluminando o seu interior. Pesquisadores descobriram que poderiam determinar o gênero analisando a forma que as células sanguíneas dispersam a luz, tudo isso com o uso de Espectroscopia Raman, uma técnica fotônica de alta resolução que pode proporcionar, em poucos segundos, informação química e estrutural de compostos orgânicos.

O buraco na casca é então fechado novamente, e os embriões femininos podem ser normalmente incubados. Já os "ovos machos", por sua vez, podem ser usados em outros processos industriais, como rações animais.

Uma vantagem do uso de lasers e luz é que processo não envolve contato, e portanto não necessita de desinfecção e peças de reposição.

Mas ao desenvolver o processo, os pesquisadores se defrontaram com vários desafios, como reduzir o tempo necessário para conduzir os testes. Outro problema foi a necessidade de abrir um buraco considerável nos ovos, o que aumenta a quantidade de germes que podem entrar no ovo durante o processo de incubação. Esse é um ponto que a ZDG, associação que representa a indústria aviária alemã, vê a necessidade de mais pesquisas.

UMA QUESTÃO DE COMPETIÇÃO

A ZDG já elogiou previamente a Alemanha pela sua liderança nos esforços pela busca de uma solução mais humana, mas também pediu por um esforço comum europeu.

A associação disse que uma "ação unilateral em nível nacional pode provocar o envio da produção aviária para o exterior".

O procedimento só vai acrescentar alguns poucos centavos na produção de cada ovo. De fato, a tecnologia pode até oferecer vantagens econômicas, já que os ovos masculinos podem ser selecionados antes dos 21 dias necessários para a incubação.

As perspectivas para as aves do sexo masculino ainda estão longe se ser douradas –de qualquer jeito elas vão morrer. Só que com o novo método isso vai acontecer muito mais cedo –e, se espera, com muito menos dor e sofrimento.


Endereço da página: