Folha de S. Paulo


Morre presidente do Instituto Chico Mendes

Reprodução/Facebook ICMBio
Rômulo Mello, Presidente do ICMBio
Rômulo Mello, presidente do ICMBio

Morreu aos 58 anos, na manhã desta segunda (10), Rômulo Mello, presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A morte foi causada por um infarto. O anúncio foi feito pelo próprio órgão.

Mello foi o primeiro presidente do ICMBio. Anteriormente, entre 1989 e 1994, fez parte do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), no qual foi chefe das áreas de Educação Ambiental e de Incentivo a Estudos e Pesquisas.

Entre 1994 e 1999, esteve no Ministério do Meio Ambiente. Foi coordenador-geral da Secretaria de Coordenação dos Assuntos da Amazônia Legal, chefe de gabinete da Secretaria de Coordenação dos Assuntos do Meio Ambiente e diretor do Departamento de Formulação de Políticas e Programas Ambientais do órgão.

Nos cargos ocupados, auxiliou na criação de 6,8 milhões de hectares de áreas protegidas em 20 unidades de conservação, sendo oito delas na Amazônia.

Em nota, o ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, afirmou que "testemunhamos, na convivência com ele, a sabedoria, a inteligência e a paixão que dedicou às questões socioambientais, na nossa luta cotidiana pelo meio ambiente. Sua amizade e seu trabalho, firme e generoso, farão imensa falta na nossa gestão".

Estava novamente na presidência do ICMBio desde junho deste ano.


Endereço da página: