Folha de S. Paulo


Mais de cem baleias encalham e ao menos 45 morrem no sul da Índia

Baleia mortas no sul da Índia

Mais de cem baleias começaram a encalhar nesta segunda-feira (11) ao longo dos 15 quilômetros da costa perto de Tiruchendur, no sul do Estado de Tamil Nadu, na Índia.

Ao menos 45 baleias já morreram nesta terça-feira (12), de acordo com o jornal indiano "The Times of India". "As baleias começaram a chegar à praia em grupos por volta das 17h. É muito estranho. Em 1973, quando éramos meninos, assistimos o mesmo fenômeno", disse Rajan, um dos pescadores em Manapad, ao jornal.

Os pescadores e moradores locais tentam devolvê-las ao mar, indicou a agência Trust of India. Muitos pescadores locais passaram a noite em vigília para manter as baleias na água, puxando-as de volta para o mar.

"É muito estranho, estamos examinando-as. Encontramos algumas vivas, estão lutando para sobreviver", disse S.A. Raju, chefe da guarda florestal da região. A região sul da Índia está perto de rotas marítimas que ligam a Ásia ao resto do mundo.

O governo tenta determinar de qual espécie de baleia se trata. Elas medem cerca de 4 metros, de acordo com Raju. "Na noite de ontem havia dezenas de baleias encalhadas em vários lugares ao longo da costa", relatou um residente da cidade de Manapad.

Especialistas em vida selvagem ainda tentam determinar a causa exata por trás do incidente "estranho". Autoridades disseram ao jornal indiano "India Today" que as baleias pareciam estar desorientadas e retornaram à costa, mesmo depois de serem recolocadas na água.

Com informações da AFP


Endereço da página:

Links no texto: