Folha de S. Paulo


Cidades com mais mata atlântica estão no litoral norte de SP, diz estudo

Alex Almeida/Folhapress
Vista da mata atlântica no Parque Estadual de Intervales (próximo à cidade de Ribeirão Grande, 236 km de SP)
Vista da mata atlântica no Parque Estadual de Intervales (próximo à cidade de Ribeirão Grande, em SP)

Ubatuba, Ilhabela e São Sebastião, todas no litoral norte de São Paulo, são os municípios com mais mata atlântica no Estado.

De acordo com o Atlas dos Municípios da Mata Atlântica, lançado nesta quarta-feira (11), as três cidades têm entre 84% e 85% de cobertura vegetal com exemplares típicos da floresta atlântica.

O documento, feito pela ONG SOS Mata Atlântica em parceria com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), mostra que, entre 2000 e 2014, os maiores desmatamentos paulistas ocorreram no sul do Estado.

Eldorado (com 71% de cobertura vegetal), Barra do Turvo (53%) e Jacupiranga (46%) são as localidades que mais perderam florestas, segundo o levantamento, atualizado todos os anos.

RANKING CAPITAIS

Mata atlântica nas capitais - Porcentagem de vegetação natural nas capitais

No ranking das capitais do país que tinham a presença da mata atlântica quando os portugueses aqui chegaram, São Paulo aparece na sexta colocação.

A capital paulista tem 18% de mata atlântica em seus domínios. Mas, vários dos fragmentos que ainda param em pé estão com qualidade ruim para proteção da biodiversidade. Porto Alegre (RS) é a primeira capital da lista, com 32%.

Todos os dados consideram a quantidade de hectares com cobertura vegetal em relação à área que, por lei, deveria estar preservada.

Mata Atlântica


Endereço da página:

Links no texto: