Folha de S. Paulo


Morre filhote de ariranha que ajudaria a reintroduzir espécie extinta no PR

O filhote de fêmea de ariranha (Pteronura brasiliensis) de três meses que seria a esperança de salvar a espécie de extinção no Estado do Paraná acabou morrendo no sábado (25).

O animal havia viajado 11 horas de Altamira (PA) a Foz do Iguaçu (PR) e chegado à cidade paranaense no último dia 21.

A espécie é considerada extinta no Paraná, tendo sido vista pela última vez na natureza em 1998, no Parque Nacional de Ilha Grande. O filhote era a esperança de conseguir reintroduzir o animal no Estado, que está ameaçado de extinção em todo o Brasil.

Técnicos do RBV (Refúgio Biológico Bela Vista de Itaipu) suspeitam que o animal tenha morrido por desnutrição crônica, com complicações por baixa imunidade e infecção intestinal secundária aguda. Mas, o laudo definitivo da causa da morte ficará pronto em até 30 dias.

A ariranha havia chegado ao RBV muito magra, pesando 3,5 kg, para fazer parte do plantel de 363 animais mantidos na unidade e integrar o programa de reprodução em cativeiro.

Segundo os técnicos, apesar do baixo peso e de estar debilitada, ela estava se adaptando às novas instalações e dieta a base de composto lácteo e peixes.


Endereço da página:

Links no texto: