Folha de S. Paulo


EUA devem regular emissão de gases-estufa por aviões

A agência de Proteção Ambiental americana (Environmental Protection Agency , EPA, em inglês), anunciou, nesta quarta-feira, que irá regular as emissões de gases de efeito estufa provenientes de aviões.

Essa é uma importante iniciativa do governo Obama no combate ao aquecimento global. Nas próximas semanas, a agência também deverá propor novas regras para emissões de caminhões pesados e, em agosto, deverá anunciar novas regras para as usinas.

Ao mesmo tempo que pode fortalecer o legado ambiental da administração de Barack Obama, a medida apresenta importantes desafios para a indústria aérea.

A E.P.A. descobriu que as emissões provenientes dos aviões colocam a saúde dos humanos em risco por causa de sua contribuição ao efeito estufa.

A descoberta não impõe novos requisitos para as companhias aéreas, mas exige que a Agência desenvolva novas regras, assim como fez para automóveis e usinas.

A agência disse que vai esperar as atuais negociações de limitações de emissão de carbono na indústria aérea antes de publicar suas regras finais. As discussões, que estão acontecendo na Organização Internacional da Aviação Civil –agência da ONU–, começaram em 2009 e devem terminar em 2016.

Christopher Grundler, diretor do escritório de transporte e qualidade do ar da E.P.A., disse ao NYT que agência pretende trabalhar em conjunto com as autoridades nacionais no desenvolvimento de um padrão de regulação das emissões de companhias aéreas em todo o mundo.

"Nosso objetivo número um é garantir um significativo padrão internacional", disse, "Existem razões ambientais para fazer isso. Uma política internacional iria garantir mais reduções do que apenas um plano interno", ele disse ao NYT.

Grupos ambientalistas, no entanto, temem que as negociações resultem em um padrão fraco, e já estão pedindo que os EUA ajam mais rapidamente com um interno padrão mais restrito.

"A poluição de carbono está subindo rapidamente, mas a E.P.A ainda está fugindo da responsabilidade", disse Vera Pardee, advogada do Centro para Diversidade Biológica. "Passar a bola para uma organização internacional que é praticamente dirigida pela indústria aérea não vai proteger o planeta dessas emissões crescentes."

A indústria aérea afirma que já trabalhou agressivamente para reduzir o consumo de combustível e aumentar a eficiência, e que a demanda de ter que fazer ainda mais poderia aumentar os custos.

Cada 2,5 kg reduzidos em um avião significa redução de emissão de uma tonelada de carbono por ano, de acordo com cálculos da International Air Transport Association.

A aviação é responsável por cerca de 2% das emissões globais de gases do efeito estufa, mas está entre as fontes de emissão que mais crescem, conforme as viagens aéreas se tornam mais acessíveis e mais pessoas viajam.

As companhias aéreas comerciais já se comprometeram voluntariamente a limitar o crescimento das emissões de carbono em 2% ao ano até 2020, então fixar um teto para o crescimento das emissões depois disso.

Em 2050, a indústria espera cortar os níveis de emissões de gases estufa pela metade dos valores de 2005, de acordo com a International Air Transport Association.


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