Folha de S. Paulo


Saiba onde descartar lixo reciclável na cidade de São Paulo; veja mapa

Cooperativas e Ecopontos na cidade de SP; Crédito Editoria de Arte/Folhapress

A cidade de São Paulo tem várias opções de locais cadastrados pela prefeitura para o descarte de lixo reciclável.

São mais de cem endereços, separados em cooperativas (incluindo as que aceitam óleo de cozinha usado) e ecopontos –que recebem pequenos volumes de entulho (até 1 m3), grandes objetos, como móveis, e resíduos recicláveis.

Os ecopontos funcionam de segunda a sábado, das 6h às 22h, e aos domingos e feriados, das 6h às 18h. Pelo telefone 0800-7777156 é possível obter outras informações sobre o funcionamento desses locais.

Marlene Bergamo/Folhapress
Garrafas pet para reciclagem no galpão da cooperativa Viva Bem, na zona oeste de SP
Garrafas PET coletadas para reciclagem no galpão da cooperativa Viva Bem, na zona oeste de SP

Para o descarte de eletrônicos, a cooperativa Coopermiti é a única conveniada à prefeitura que recebe esse tipo de resíduo.

A central de triagem atende pelo telefone (11) 3666-0849, ou pelo site www.coopermiti.com.br. No caso de lâmpadas usadas, a prefeitura recomenda a entrega em lojas de materiais de construção ou de iluminação.

Além das cooperativas e ecopontos, há pontos de entrega voluntária (PEVs) espalhados pela cidade em parques, postos de gasolina e áreas públicas. Os PEVs são contêineres verdes adesivados com orientações sobre o que pode ou não ser descartado. Os materiais depositados nas caixas são recolhidos por empresas de limpeza pública e levados para as centrais de triagem.


Endereço da página: