Folha de S. Paulo


Demanda mundial por água deve crescer 55% até 2050

Por causa da rápida urbanização, principalmente nos países em desenvolvimento, a demanda por água deve crescer 55% no mundo todo até 2050, segundo o Relatório Mundial das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento de Recursos Hídricos 2015, da Unesco.

O documento foi divulgado por conta do Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março.

Ainda de acordo com o texto, se nada for feito, as reservas de água no mundo devem encolher 40% até 2030,

O relatório reforça a necessidade de melhorar a gestão dos recursos hídricos e reduzir desperdícios para responder às demandas de uma população mundial cada vez mais numerosa e urbana e dos setores agrário e industrial.

Até 2050, a agricultura deverá produzir 60% mais alimentos, elevando o consumo de água. Nos países em desenvolvimento, essa produção deverá dobrar.

Já na indústria, o relatório aponta que o aumento da demanda de água em todo o mundo entre os anos 2000 e 2050 deve ser de 400% entre os países em desenvolvimento, puxado por Brasil, Rússia, Índia, Indonésia, China e África do Sul.

Ainda segundo o texto, um quarto da população mundial vive em países desenvolvidos que sofrem com falta de água devido à "fraca governança e capacidades humanas, e à falta de infraestrutura para transportar água de rios e aquíferos".


Endereço da página: