Folha de S. Paulo


Análise: Termômetros liquidam tese do "hiato" do aquecimento global

Quando cientistas da Nasa apresentaram os dados que apontam 2014 como ano mais quente da história, analistas que negam a existência do aquecimento global não tardaram em se manifestar.

Uma hora depois do anúncio, o blog do meteorologista americano Anthony Watts, que se descreve como "o site sobre mudança climática mais visto no mundo", já trazia um longo artigo.

Bob Tisdale,"climatologista independente", produziu rapidamente uma dúzia de gráficos para tentar explicar por que a temperatura média de um único ano não prova a tendência de aumento das temperaturas a longo prazo.

Pelos dados da Nasa, a superfície da Terra em 2014 foi apenas 0,02°C mais quente do que em 2010 –diferença menor que a margem de erro das medições, de 0,05°C.

Os negacionistas do aquecimento global foram rápidos em notar que é impossível, na prática, saber qual dos dois anos foi o mais quente, colocando o novo recorde em dúvida. Watts e Tisdale omitiram de suas análises, porém, o ranking divulgado pela Nasa mostrando que nove dos dez anos mais quentes da história ocorreram após 2000.

O único ano excepcionalmente quente do século passado foi o de 1998, sob um forte evento de El Niño (superaquecimento das águas do Pacífico). Para climatologistas como Paulo Artaxo, um dos brasileiros no painel do clima da ONU, é relevante o fato de 2014 não ter tido um El Niño bem definido, mas ainda assim despontar como ano mais quente já visto.

Quando negacionistas da mudança climática insistem em dizer que um ano específico é menos importante que a tendência de longo prazo para entender o clima, sabotam o próprio argumento que usavam para afirmar que o aquecimento global teria entrado num "hiato" em 1998.

Quando se media a subida das médias de temperatura em períodos de dez anos, o hiato nunca aparecia, e a curva seguia ascendente. Para o cientista Gavin Schmidt, da Nasa, 2014 não será a última vez que o calor bate recorde no planeta. "Este ano foi o mais recente de uma série de anos quentes, em uma série de décadas quentes", disse.


Endereço da página: