Folha de S. Paulo


Secretário-geral da ONU promete participar de caminhada contra mudança climática em NY

O secretário-geral da ONU (Organizações das Nações Unidas), Ban Ki-moon, promete se juntar à marcha contra as mudanças no clima em Nova Iorque neste domingo (21).

Outros eventos também ocorrerão em grandes cidades em todo o mundo –Nova Déli, Vancouver, Amsterdã, Londres, Melbourne e Paris também têm eventos confirmados. Organizadores esperam a participação de mais de meio milhão de pessoas em todas as manifestações.

No Brasil, a Caminhada pelo Clima ocorrerá no Rio de Janeiro. A saída da praia de Ipanema está marcada para domingo (21) às 10h30.

"Eu vou dar as mãos àqueles que marcham por uma ação no clima. Ficaremos ao lado deles, do lado certo dessa questão chave para o nosso futuro", anunciou o secretário nesta terça (16), em uma coletiva de imprensa.

A atitude de Ban Ki-moon foi recebida com entusiasmo pelos organizadores das marchas.

O objetivo das manifestações é pressionar a Cúpula do Clima da ONU, que começará na terça (23) em Nova York, para que sejam negociados os termos de um acordo que deve ser feito na conferência de Paris, em 2015.

Nesse encontro, espera-se que sejam revistas as questões do Protocolo de Kyoto. A ONU trabalha pela definição de uma estratégia de mudança drástica da gestão da questão climática e da redução de gases do efeito estufa até 2020.

"Ação contra a mudança climática é urgente. Quanto mais esperarmos, mais pagaremos, em vidas e em dinheiro", diz o secretário. Ativistas almejam que, em 2050, 100% da matriz energética global seja formada por fontes limpas e renováveis.


Endereço da página: