Folha de S. Paulo


El Niño tem até 80% de chance de ocorrer este ano, diz agência da ONU

A Organização Meteorológica Mundial (WMO, na sigla em inglês), ligada à ONU, comunicou que há entre 75% e 80% de chance de que o fenômeno climático El Niño ocorra entre outubro e dezembro deste ano. A probabilidade de que o fenômeno aconteça antes, entre junho e agosto, é de 60%.

O El Niño é um evento climático que ocorre devido ao aumento da temperatura do Pacífico tropical central e oriental, juntamente com padrões típicos de circulação atmosférica. É um fenômeno natural, com um intervalo recorrente de dois a sete anos e possui um grande impacto sobre o clima em todo o mundo. O último El Niño foi em 2009/2010.

"Prevê-se que a temperatura do oceano Pacífico tropical seguirá aumentando nos próximos meses e alcançará seu máximo no último trimestre de 2014", indicou a WMO.

O El Niño tem forte influência no clima mundial e está associado a secas e inundações em escalas regionais em distintas partes do planeta.

"O El Niño produz fenômenos extremos e um aumento das temperaturas, mas ainda é cedo para avaliar seus efeitos exatos em 2014", declarou o diretor do WMO, Michel Jarraud.

Jarraud explicou que o fenômeno ainda não se instalou completamente, pois depende fundamentalmente da interação entre o oceano e a atmosfera.

O diretor da WMO destacou que graças aos avisos antecipados, governos de todo o mundo têm tempo suficiente para elaborar planos de emergência para fazer frente às possíveis consequências do El Niño em atividades sensíveis ao clima, como a agricultura, a pesca e a saúde. "Seguimos sendo vulneráveis a essa força da natureza, mas podemos nos proteger preparando-nos melhor", disse.


Endereço da página: