Folha de S. Paulo


Ex-primeira-ministra norueguesa recebe "Nobel da Ásia" de desenvolvimento sustentável

A norueguesa Gro Harlem Brundtland recebeu ontem o primeiro prêmio Tang em desenvolvimento sustentável.

O Tang tem sido chamado pela imprensa oriental de Prêmio Nobel da Ásia. Fundado em 2012, dá US$ 1,34 milhão ao vencedor, mais uma bolsa de pesquisa de US$ 330 mil.

Além de desenvolvimento sustentável, há três categorias: ciência biofarmacêutica, justiça (incluindo direitos humanos) e estudos chineses (história, cultura e arte).

O prêmio será concedido a cada dois anos e os premiados são escolhidos de acordo com sua "originalidade, influência e capacidade de educar as novas grações".

Gro Brundtland foi a primeira mulher a ocupar o cargo de primeiro-ministro na Noruega, em 1981. Foi também a mais jovem, aos 42 anos.

Médica com mestrado em saúde pública por Harvard, foi uma das pioneiras do movimento ecológico, no final dos anos 1960.

Brundtland é considerada a "madrinha" do termo desenvolvimento sustentável, porque a primeira definição internacional do termo aparece em um relatório das Nações Unidas feito sob sua responsabilidade, em 1987.

O documento, chamado "Nosso Futuro Comum" define desenvolvimento sustentável como aquele que "atende às necessidades do presente sem comprometer a habilidade das futuras gerações de atingirem as suas próprias necessidades".

A ex-primeira-ministra dirigiu a Organização Internacional da Saúde de 1998 a 2003 e foi escolhida em 2003 pela "Scientific American" como líder política do ano.

Brundtland integra o The Elders, grupo chefiado por Kofi Annan para sugerir soluções para grandes problemas globais.

O TANG

O prêmio Tang foi criado por Samuel Yin, chairman do grupo taiwanês Ruentex, que atua em têxteis, construção, hospitais e seguros. O nome é uma homenagem à dinastia Tang (618 a 907 dC), sob a qual houve um florescimento das relações entre ocidente e oriente, tanto comerciais como culturais.

O objetivo, segundo o criador do prêmio, é incentivar a abertura intelectual e a inovação.

Os vencedores das outras três categorias serão anunciados nos próximos dias. Nesta noite (18), será concedido o prêmio de ciência biofarmacêutica. Os resultados da premiação podem ser vistos no site http://www.tang-prize.org/ENG/

A jornalista Ana Estela de Sousa Pinto viajou a Taipei a convite do governo de Taiwan.


Endereço da página:

Links no texto: