Folha de S. Paulo


Veja cenas do cotidiano da fronteira EUA-México em 360°

No lado mexicano da fronteira com os Estados Unidos, em Puerto Palomas crianças brincam em um parquinho. Na cidade de Nogales, uma dupla toca música típica e amigos conversam separados por uma cerca com três vezes sua altura.

Para estrear a série de reportagens Um Mundo de Muros, a Folha visitou os dois lados da fronteira dos Estados Unidos com o México, onde barreiras físicas como o muro prometido por Donald Trump na campanha presidencial já existem.

O vídeo em 360º, captado pelo fotógrafo Lalo de Almeida, mostra cenas do cotidiano de locais como Nogales, Ciudad Juárez e Tijuana, onde povos vivem às margens desses muros e cercas e à espera de novas barreiras e do endurecimento da vigilância.

Lançado em março de 2017, Folha 360º é um aplicativo grátis de realidade virtual. A chamada VR (do inglês "virtual reality") permite que o espectador tenha uma experiência interativa ao acompanhar as imagens com os olhos do câmera, em 360º.

Uma vez dentro do aplicativo, que permite uma interação maior com o vídeo acima, é possível explorar as imagens de duas maneiras. Com os óculos de realidade virtual, o que amplia a sensação de imersão, e na tela do celular (basta fazer o download).

Também é possível acessar uma versão mais leve, disponível no YouTube.

O leitor também poderá acessar outros vídeos em 360º produzidos pela Folha: um tour pela Antártida, onde cientistas brasileiros reconstroem a Estação Comandante Ferraz, uma volta na pista do autódromo de Interlagos, passeios pela Baía de Guanabara e ao Cristo Redentor e a exploração de uma rara casa modernista no Pacaembu.

Para baixar o app, desenvolvido em parceria com a Beenoculus, basta fazer o download do Folha 360º na loja Google Play (usuários de aparelhos com Android que tenham sensor giroscópio) ou na App Store (usuário da Apple, com modelos de iPhone a partir do 5C).

-

Como funciona?

REALIDADE VIRTUAL COM OS ÓCULOS

> A experiência é mais rica com o uso de óculos especialmente desenvolvidos para o 360º
> Eles interagem em sincronia com o movimento da cabeça e a imagem acompanha o movimento do usuário
> A maioria dos óculos existentes no mercado tem um compartimento para inserir o celular
> Eles podem ser feitos de plástico ou de papelão
> Uma vez com os óculos, a sugestão é sentar numa cadeira giratória para usufruir melhor da experiência

-

SÓ COM O CELULAR

> Também dá para assistir aos vídeos somente com o uso do celular. Dessa maneira, a imersão não é tão completa, mas ainda é possível interagir com a cena movimentando o aparelho em todas as direções


Endereço da página:

Links no texto: