Folha de S. Paulo


Como uma colônia vegana finlandesa virou a 'cidade do Papai Noel' no Brasil

BBC Brasil
Papai Noel está sempre a postos para receber visitas em Penedo (RJ)
Papai Noel está sempre a postos para receber visitas em Penedo (RJ)

Um lugar onde Papai Noel pode ser visitado 365 dias por ano.

O turismo é hoje a principal fonte de renda de Penedo, cidade localizada ao pé da serra da Mantiqueira, no Rio de Janeiro –cidade que abriga a única colônia finlandesa do país.

Porém, a cidade mudou bastante em relação à sua concepção original, conta Helena Hilden, curadora do Museu Eva Hilden da Cultura Finlandesa de Penedo.

"Os finlandeses chegaram aqui em 1929 para fundar uma colônia naturalista, vegana e vivendo só da natureza", disse Helena à BBC.

"O líder da colonia era Toivo Uuskallio, que achava que as pessoas tinham que viver em contato com a natureza. E curiosamente o nome dele, em finlandês, significa esperança."

BBC Brasil
Penedo, no Rio de Janeiro, recebe 100 mil turistas por ano
Penedo, no Rio de Janeiro, recebe 100 mil turistas por ano

Em busca do clima tropical

Diferentemente de outras colônias do Brasil, a de Penedo não estava buscando reproduzir a realidade da Finlândia, diz Helena.

"A ideia era buscar um lugar totalmente diferente –um clima tropical onde pudessem trabalhar o ano inteiro na terra plantando e colhendo os alimentos", conta. A curadora conta que sua mãe tinha cinco anos quando foi a Penedo com os pais.

"Conseguiram juntar mais ou menos 300 pessoas. Cada um recebeu um pedaço da terra para plantar e cultivar." Porém, a agricultura se mostrou insuficiente para sustentar a população. Aos poucos, o turismo passou a ser a maior atividade econômica do lugar.

Os visitantes costumam ir apreciar o ambiente serrano, as águas cristalinas e o clima natalino durante todo o ano. "Só que, como Papai Noel está acostumado com o frio, mas no Brasil é um pouco quente, aqui ele tem que ter ar-condicionado!", diz Helena. "Ou ele não aguenta."

BBC Brasil
Helena Hilden, curadora do museu da cultura finlandesa, que diz ser importante preservar as raízes da cidade
Helena Hilden, curadora do museu da cultura finlandesa, que diz ser importante preservar as raízes

Esta reportagem faz parte da série "Hidden Rio - Rio Escondido", produzida pela BBC Brasil em inglês para o BBC World Service, que revela alguns dos menos conhecidos aspectos da Rio-2016 e seus arredores


Endereço da página: