Folha de S. Paulo


Governo italiano quer proibir navios de cruzeiro em porto de Veneza

Andrea Pattaro - 21.set.2013/AFP
TOPSHOTS A giant cruiseship arrives in front of Saint-Mark's square in Venice on September 21, 2013. The
Navio de cruzeiro em frente à praça de San Marco em 2013

O ministro de Infraestrutura e Transportes da Itália, Graziano Delrio, garantiu que em breve navios de cruzeiro não poderão mais entrar em Veneza.

A declaração foi dada na semana passada, durante uma conferência realizada na capital do Vêneto.

"Certamente os grandes navios não podem mais entrar em Veneza", afirmou Delrio, destacando que há dois projetos para construir canais que permitam a navegação de transatlânticos sem afetar a cidade.

"Mas isso é muito complexo porque tais projetos exigem avaliações ambientais muito particulares, sendo a lagoa [de Veneza] um lugar bastante complicado. O certo é que o objetivo é fazer com que os grandes navios não entrem mais em Veneza", completou.

A cidade, um dos principais destinos turísticos na Itália, é também parada costumeira de cruzeiros: são comuns as imagens de grandes navios entrando na bacia de San Marco, pedaço da lagoa que fica em frente à praça homônima.

Alguns, como o Costa Fascinosa, foram inclusive exibidos ao público pela primeira vez em Veneza.

Mas as embarcações gigantes, que chegam a pesar mais de 40 mil toneladas e a carregar milhares de pessoas, são consideradas por muitos um risco para o frágil ecossistema de Veneza e um fator de erosão do solo marinho.

Os transatlânticos já foram alvo de diversos protestos de moradores e uma proibição a eles é estudada há anos pelas autoridades italianas –mas, até hoje, não saiu do papel.


Endereço da página:

Links no texto: