Folha de S. Paulo


Conheça Berenice, último pedaço de costa ainda virgem no Egito

No sul do Egito, a 90 quilômetros do Saara, Berenice é o último local virgem do mar Vermelho, uma exótica localidade entre as dunas e uma barreira de corais ainda intacta.

Berenice possui cinco resorts turísticos, todos estrelados e bem cotados, garantindo uma estada tranqüila e segura. O local também oferece casas de veraneio de luxo e simples ecolodges em meio à natureza.

A cidade está localizada na reserva natural de Wadi Gimal, uma extensão de canyons e rochas coloridas com gazelas e dromedários que vivem em estado selvagem e montanhas desertas.

Suas exóticas paisagens são perfeitas para quem procura relaxamento total entre a areia fina e as águas cristalinas do mar.

É um Egito completamente diferente, sem insistentes vendedores de tapetes, discotecas privadas, cassinos e hotéis gigantescos.

A antiga Berenice, fundada em 275 a.C. por Tolomeo II Filadelfo e intitulada "a mãe", era um ponto de passagem para o comércio de ouro e marfim africano, expedidos através da via Hadriana até Antinoopolis e, depois, ao Império Romano. Hoje o local conserva outros tesouros, mas mais naturais: uma barreira de corais intacta e uma costa desabitada onde se sucedem baías perfeitas e praias deslumbrantes, com pouquíssimos resorts e casas.

Considerada o último pedaço de costa ainda virgem, Berenice é um triunfo de corais coloridos, tartarugas, golfinhos, peixes-palhaço e barracudas, tornando-se um paraíso para quem deseja mergulhar. Vizinho a Ras Banas, o porto da antiga Berenice, a costa é perfeita também para quem nada com máscaras, assim como a baía de Lahami, em meio às dunas. Os fortes e constantes ventos permitem aos esportistas praticar kite e Wind surf em frente a praias paradisíacas.

Os amantes da natureza só têm uma preocupação: escolher entre os resorts de Berenice e os acampamentos nas vilas de beduínos, onde é possível experimentar chá de gengibre ou descobrir como funciona o mercado de camelos.

Do porto de Berenice é possível realizar diversas excursões também no mar. Em duas horas e meia chega-se em Dolphin Reef, em Sataya, onde é possível nadar com os golfinhos. Em apenas meia hora de navegação atinge-se a ilha de Hamara, onde a areia é branquíssima e a água é de uma encantadora cor turquesa. Outra excursão vizinha é à Sharm El Luli, a baía das pérolas, que nos presenteia com areia branca e um cenário cheio de corais e peixes coloridos.


Endereço da página: