Folha de S. Paulo


1º Mundial de Clubes de Futevôlei será realizado no Brasil

O 1º Mundial de Clubes de Futevôlei será realizado em Caldas Novas (GO), de 17 a 22 de setembro. É a primeira vez que um mundial é disputado entre clubes, e não entre seleções nacionais.

Segundo Ivandilce Araújo de Queiroz, vice-presidente da Confederaçaõ Brasileira de Futevôlei, "já estão confirmados diversos clubes internacionais, como Boca Juniors, River Plate e Roma, por exemplo".

Os times brasileiros que estarão no campeonato, porém, não têm equipes permanentes de futevôlei: os atletas não treinam nos clubes participantes, que apenas autorizam o uso de seu nome durante a competição. Segundo Queiroz, somente Náutico, Flamengo e Botafogo têm equipes que treinam continuamente.

Semanas antes do início da Copa das Confederações no Brasil, entre os dias 7 e 9 de junho, também foi realizado o primeiro Campeonato Brasileiro de Futevôlei de Seleções Estaduais, na modalidade 4x4. No masculino, Pernambuco venceu Bahia. No feminino, o Distrito Federal derrotou a seleção paulista.

Como a maior parte dos praticantes de futevôlei ainda é amadora, o grande objetivo das disputas é a divulgação do esporte. Tal como ocorrerá no mundial de clubes, as seleções estaduais foram montadas pela confederação apenas para que a competição aconteça. "O time de São Paulo é todo formado por atletas do Rio. O único jogador paulista vai fazer parte da equipe que representa Pernambuco", afirma a dirigente da entidade.

A adoção desse modelo, segundo a vice-presidente da confederação, é fruto da pressão das emissoras de TV. Segundo ela, "eles não iriam transmitir 'fulano contra fulano', o que é interessante são os clubes e as seleções".
"Agora, quando houver transmissão, até jogos de duplas serão com nome de clubes."

HISTÓRIA

O esporte nasceu no Rio de Janeiro de forma ocasional. Em 1965, em Copacabana, para driblar a então vigente proibição de jogar futebol na praia, o arquiteto Octávio de Moraes, jogador do Botafogo nas décadas de 40 e 50, teve a ideia de praticar o esporte em espaços reservados para o vôlei de praia.

Durante a década de 70, o esporte se disseminou rapidamente pelas praias do país. Nos anos 90, passou a se espalhar pelo mundo e ganhou um novo impulso em 2003, quando foi realizado um evento internacional, o primeiro fora do Brasil, nos EUA.

Alguns jogadores profissionais de futebol também ficaram conhecidos por praticar futevôlei, como Romário, Edmundo, Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho.


Endereço da página: