Folha de S. Paulo


Facebook expande vídeo ao vivo para concorrer com Periscope e Snapchat

Divulgação
Novos recursos de transmissão ao vivo do Facebook incluem emojis e desenhos
Novos recursos de transmissão ao vivo do Facebook incluem emojis e desenhos

O Facebook está expandindo seu serviço de vídeos ao vivo em um esforço para desafiar o Periscope, aplicativo do Twitter, o Snapchat e a televisão tradcional.

A maior rede social do mundo anunciou nesta quarta-feira (6) novas maneiras de transmitir vídeos apenas para certos grupos e eventos e a possibilidade de postar emojis em tempo real sobre o que está sendo dito na transmissão.

A empresa também criou um painel que os usuários podem visitar para encontrar vídeos sendo transmitidos ao redor do mundo.

Mark Zuckerberg, o diretor-executivo do Facebook, disse que a transmissão ao vivo é uma "grande mudança" em como as pessoas se comunicam, com o vídeo tendo o potencial de ser o conteúdo dominante na rede.

"[O recurso] Live é como ter uma câmera de TV no seu bolso", escreveu o executivo no Facebook. "Qualquer um com um celular tem agora o poder de transmitir para qualquer pessoa no mundo. Quando você interage ao vivo, sente-se conectado de uma maneira mais íntima."

O Facebook lançou o Live como um canal ao vivo para celebridades no ano passado, antes de abrir para o público comum no final de 2015. A empresa está injetando recursos na transmissão ao vivo porque vê nela maior engajamento do que em vídeos gravados, com dez vezes mais pessoas comentando as transmissões.

A rede social está tentando encorajar as empresas de mídia a postar mais vídeos ao vivo na plataforma, até mesmo oferecendo uma parte na receita de anúncios ou pagar por isso. É um movimento pouco comum para uma companhia que se abastece de conteúdo gratuito.

O Live ainda não oferece a opção de publicidade, mas as marcas já estão pensando em como chegar aos seus consumidores em potencial.

Os novos filtros, os emojis e a possibilidade de desenhar em vídeos ao vivo refletem a tentativa do Facebook de atrair usuários mais jovens, que gostam desses recursos no Snapchat.

Mas a maior vantagem do Facebook é sua audiência gigantesca: com mais de 1,5 bilhão de usuários ativos por mês, é muito maior do que o Snapchat ou o Periscope.


Endereço da página: