Já não se trata apenas de aparelhos que registram a atividade física. Agora, a nova tecnologia exposta na feira Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, entra na pele, no coração e nos músculos para melhorar o rendimento físico e a saúde.
A jovem empresa alemã HS Innovation apresentou um sistema de esqui conectado que consiste em chips que registram a atividade física por meio das botas e se comunicam com os óculos de proteção para ajudar os esquiadores a se posicionarem corretamente para correr melhor.
"Temos esse algoritmo de 'big data' que analisa sua corrida para ver como melhorá-la", explicou o fundador da HS Innovation, Hermann Schindler.
O sistema, desenvolvido tanto para profissionais como para principiantes, estará disponível na Europa neste ano, anunciou.
Para os que preferem beisebol, a Zepp Labs criou um novo sistema que registra o movimento de dentro do taco, podendo ajudar os jogadores a melhorar seu golpe.
"Estamos trabalhando com seis equipes das grandes ligas", disse o encarregado de vendas da Zepp, Bill Lucarelli. "Esses grupos podem fazer muita coisa com a análise de dados, mas não têm informação sobre o batedor a menos que o levem para um ambiente controlado. Com isso, levamos esse ambiente para o taco."
O programa usado pela Zepp também serve para golfe e tênis, enquanto a empresa britânica Cambridge Consultants oferece algo similar também para o beisebol.
QUALIDADE MUSCULAR
Para os amantes da atividade física, a feira eletrônica está repleta de novos produtos que analisam a massa muscular, o nível de gordura e outras variáveis.
A empresa Lumo criou uma calça inteligente que mede, por meio de um sensor, o desempenho do corredor –os dados são mostrados em um aplicativo. Durante a corrida, o usuário pode receber dicas pelos fones de ouvido.
Uma nova balança da empresa californiana Qardio está entre os vários produtos que medem não só o peso, mas também analisam a composição do corpo em termos de músculo, gordura e ossos usando impulsos elétricos dos pés.
A tecnologia não para por aí: a Qardio também oferece um programa que "utiliza algoritmos para ajudar a alcançar objetivos de atividade física", garantiu a gerente de vendas Alison Luby.
Os criadores dessa nova tecnologia afirmam que é importante ter dados precisos além da tradicional medida do índice de massa corpórea (IMC), que é um simples cálculo baseado no peso e na altura.
"O IMC pode ser enganoso, porque os músculos pesam mais que gordura", disse Luby. Por isso, pessoas com mais massa muscular podem pesar mais do que era esperado para a altura.
Para aqueles que adoram detalhes, um dispositivo que se conecta ao telefone, criado pela start-up Skulpt, pode ajudar a analisar os músculos individualmente, a fim de orientar os exercícios.
O dispositivo, do tamanho de um pequeno fone de ouvido, é aplicado sobre o músculo e mede sua "qualidade", bem como a composição de gordura da região.
"Isso permite que os usuários monitorem seu progresso ao longo do tempo e criem treinos personalizados", afirmou George Dorsey, personal trainer que trabalha com a Skulpt e participou do evento na CES.
"Permite encontrar os acúmulos de gordura, podendo ajudar a desenvolver uma série de exercícios para trabalhar nas áreas onde é mais necessário", disse Dorsey.
A empresa canadense Hexoskin, que fabrica camisetas inteligentes com sensores embutidos, analisa a taxa de respiração e os batimentos cardíacos, entre outros dados.
A camiseta de US$ 399 (R$ 1.608) está à venda no Canadá e nos Estados Unidos. A Hexoskin também fabrica equipamentos vestíveis para a Nasa, para o exército e para a indústria.
Os óculos inteligentes são outro segmento importante, já que ajudam os ciclistas e corredores, entre outros, a obter dados em tempo real.
A empresa Kopin divulgou os óculos Solos, dedicados aos ciclistas, que monitoram medidas de rendimento como frequência cardíaca, velocidade, potência, ritmo, cadência, distância, duração e outros dados.
Além das empresas jovens, muitas das grandes marcas esportivas tem investido nessa área e participam da festa.
O colosso dos chips Intel anunciou uma parceria estratégica com o fabricante de equipamentos esportivos New Balance, para desenvolver novidades vestíveis que conectem os atletas com a tecnologia a fim de melhorar o rendimento.