Folha de S. Paulo


Apps criados por latino-americanos no Google Play crescem 60% em 1 ano

Reprodução
Site da loja Play, do Google
Tela do Google Play; loja aposta no crescimento de aplicativos na América Latina

O número de aplicativos criados por latino-americanos disponível na loja virtual Google Play cresceu 60% nos últimos 12 meses, disse a diretora de negócios de aplicativos do Google, Purmina Kochikar, à agência de notícias EFE.

De acordo com a executiva, esse crescimento se deve à decisão da empresa de reduzir de R$ 2,50 para R$ 0,99 o preço mínimo dos apps na loja virtual, o que "contribuiu tanto para o aumento das transações como para o crescimento da produção de aplicativos".

Purmina participou da Playtime Latam, em São Paulo, organizada pela empresa para treinar desenvolvedores brasileiros. Segundo Purmina, o crescimento de aplicativos criados na América Latina confirma a liderança da região em dispositivos móveis e revela a importância do continente para a empresa.

"Entre os smartphones, 83% operam com o sistema Android na América Latina, número que era a metade há quatro anos. Continuamos investindo, já que teremos 90 milhões de dispositivos no final de 2015", destacou.

A diretora elogiou a criatividade dos desenvolvedores regionais ao criarem aplicativos relacionados com "problemas locais" como as plataformas para serviços de táxi que, avaliou, são uma forma de gerar empregos.

"Os desenvolvedores são geniais em serviços, internet banking, e-commerce e ferramentas de comércio móvel. Acredito que a educação é também um grande componente dos apps", disse Purmina.

A diretora do Google também falou sobre o mercado dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e afirmou que "o resto do mundo os pertence" porque "têm bons desenvolvedores que priorizam as versões móveis".

"Creio que aprendemos com esses mercados de população muito jovem, por isso estamos animados e comprometidos em dar suporte a esse ecossistema."


Endereço da página: