Folha de S. Paulo


Mulher é multada por foto na web de viatura em vaga para deficientes

Reprodução
Tela do jornal
Tela do jornal "Petrer al dia" sobre mulher multada por ter flagrado viatura em local proibido

Postagens em redes sociais mostrando abusos no trânsito de carros do governo e da polícia se tornaram frequentes. Mas uma mulher na Espanha acabou multada quando colocou em uma rede social uma foto de uma viatura estacionada em uma vaga para deficientes.

De acordo com o jornal inglês "The Guardian", a mulher, que não foi identificada, mora na cidade de Petrer, no sul da Espanha. Junto com a foto, ela escreveu "estacione ao seu bel-prazer e não seja multado".

Só que quem acabou punida foi ela. A polícia levou 48 horas para identificá-la e enviar uma multa no valor de ¬800 (R$ 3.200).

A Espanha aprovou no começo do mês de julho uma lei que proíbe a publicação de certas fotos nas redes sociais, como as que possam colocar em risco a segurança dos policiais e de suas famílias ou que comprometam as investigações.

Ainda segundo o jornal britânico, a legislação ganhou o apelido de "lei da mordaça" e tem sido alvo de diversos protestos. Ela também proíbe manifestações próximas do parlamento espanhol, mesmo as pacíficas.

No caso da foto na internet, a polícia de Petrer alegou que havia estacionado no local para averiguar uma denúncia de vandalismo nas redondezas.

Segundo o jornal local "Petrer al dia", a justificativa para a multa foi que a imagem do carro ofendeu a honra da corporação.


Endereço da página: