Folha de S. Paulo


Sites relacionados a cães podem ter nova casa com a terminação '.dog'

A Icann (empresa responsável por domínios na web tais quais ".com" e ".net") aprovou na semana passada o registro de sites terminados com ".dog", que permitirá a pet shops, veterinárias ou amantes dos cachorros em geral ter uma página estilizada com o tema canino.

A implementação antecede o "dia nacional do cachorro", celebrado nos EUA na quarta-feira que vem (26), relata o jornal "USA Today".

O domínio ".cat", por outro lado, é reservado a páginas em catalão ou relacionadas à cultura da região situada no leste espanhol.

O site "nyan.cat", por exemplo, que se refere a uma animação que "viralizou" na internet, teve de oferecer uma versão traduzida da página para o catalão. Hoje, está fora do ar.

Seu registro foi feito no CENTR (análogo europeu da Icann) pela Fundació PuntCat em 2004 (e vigente desde o ano seguinte). Segundo a organização, sediada em Sant Cugat del Vallès, ao norte de Barcelona, havia 83 mil sites terminados em ".cat" no ano passado.

A fundação monitora os websites ".cat" e, caso não sejam oferecidos em catalão, são notificados e devem ser removidos em até seis meses, disse um porta-voz da fundação a "The Washington Post" em maio.

"É uma pena que os entusiastas dos gatos não possam desfrutar de domínios.cat", disse Jodell Raymond, porta-voz da Cat Fanciers Association (algo como "associação dos pirados por gato"), ao "USA Today".

A Galícia e o País Basco, também na Espanha, possuem suas próprias terminações: ".gal" e ".eus" (de "euskera", basco no idioma local).


Endereço da página: