Folha de S. Paulo


Análise

Windows 10 será a última versão do sistema como o conhecemos

O Windows 10, apresentado há duas semanas, será, provavelmente, a última versão do sistema operacional –tire suas dúvidas sobre ele aqui.

Não que a plataforma, presente em mais de 90% dos computadores, vá desaparecer. Mas o Windows como conhecemos vai mudar, reflexo de transformações profundas no âmago da empresa.

Para a Microsoft, o Windows deixa de ser fim para se tornar meio –a venda de licenças da plataforma perde importância para a capacidade do sistema de gerar crescimento em outros negócios.

No último trimestre fiscal, ficou evidente a mudança de rumos: as receitas com a venda de licenças para o consumidor final caíram 22%; as com serviços na nuvem e publicidade cresceram, respectivamente, 88% e 21%.

Para o consumidor, isso significa cada vez menos ter que pagar por uma versão oficial do Windows. A estratégia já foi adotada por Apple e Google, que oferecem atualizações gratuitas de seus sistemas operacionais, Mac OS e Chrome OS. Ambas perceberam que ter o consumidor envolvido com a plataforma gera resultados em outras áreas.

Assim, é provável que novas versões do Windows fiquem cada vez mais corriqueiras –a até humildes; em 1995, a Microsoft chegou a pagar aos Rolling Stones para usar "Start me Up" na publicidade do Windows 95.

O ritmo de atualizações também deve ser mais rápido. Até hoje, mesmo quando a Microsoft "se apressava" para lançar uma nova versão do sistema, o processo durava anos. O período mais curto entre duas versões do Windows, do Vista para o 7, foi de dois anos, oito meses e 22 dias.

Com o Windows 10, grandes reformas podem se tornar anuais –como nas plataformas móveis Android e iOS– e pequenas melhorias, diárias. Nos termos de serviço, uma cláusula obriga o usuário a aceitar todas as atualizações, instaladas automaticamente.

A visão da Microsoft é transformar o Windows em um serviço que dá acesso a outros. A expectativa é que a versão 10 seja instalado em 1 bilhão de dispositivos em três anos.


Endereço da página:

Links no texto: