Folha de S. Paulo


Marca cria 'chave-bafômetro' que só liga o carro com o motorista sóbrio

A Fiat no Brasil apresentou o projeto de uma chave de carros equipada com um bafômetro que não liga o carro se o motorista –ou quem assoprar o dispositivo– tiver resquícios de álcool no hálito.

Intitulado Safe Key, o protótipo faz parte de uma campanha de conscientização pelo fim da condução alcoolizada, que causa milhares de acidentes anualmente só no Brasil.

Safe Key

Se o usuário tiver bebido, a chave –que se conecta a um smartphone por bluetooth– aciona um aplicativo de táxi pelo celular.

"Sabemos que só esse produto não vai resolver todo o problema, mas fazer o usuário pensar duas vezes tem potencial para salvar vidas", disse João Ciaco, chefe de marketing da Fiat Chrysler no Brasil, em comunicado.

A empresa diz que a "chave-bafômetro" chegará ao mercado no ano que vem. "Quem sabe, dentro de alguns anos, a Safe Key não se transforma em um item obrigatório de segurança", disse Fred Saldanha, chefe criativo da agência Isobar, responsável pela campanha.

Segundo a assessoria de imprensa da Fiat, o projeto do produto está em fase de estudo e ainda não há uma definição do formato final da chave, apesar de sugerir que o botão para abertura das travas do carro estará presente nela.

No vídeo em que apresenta o projeto, a companhia levanta a possibilidade de o dono do carro "trapacear" e pedir para que outra pessoa dê partida no automóvel. Mas, questiona, "e se um acidente acontecesse com seu amigo?"


Endereço da página: