Folha de S. Paulo


Empresas de tecnologia farão protesto pela neutralidade da rede nos EUA

Companhias de tecnologia dos Estados Unidos estão organizando um protesto para o próximo dia 10 contra as novas regras de neutralidade da rede propostas pela FCC (Comissão Federal de Comunicações, na sigla em inglês), segundo notícias da imprensa especializada como o jornal "The Guardian" e o site "The Verge".

O grupo de empresas, que inclui nomes como a Fundação Mozilla, o Foursquare e o Reddit, alega que o novo texto regulamentaria a possibilidade de que serviços paguem a provedores de banda larga por acesso mais rápido a seus conteúdos, ferindo o princípio de neutralidade da rede no país.

Apresentada pela FCC em maio, a proposta permite às provedoras oferecer tráfego preferencial a determinados serviços desde que os acordos sejam "comercialmente sensatos". Quem julgaria o que é ou não "sensato" seria a FCC.

Em julho, gigantes como Google, Netflix e Amazon também pressionaram as autoridades para restringirem a capacidade de provedores de negociar a velocidade da entrega de dados.

NO DIA 10

Segundo o "Guardian", o grupo lobista Engine, que coordena os protestos do dia 10, vai direcionar as pessoas para ligar ou mandar e-mails para os responsáveis por avaliar a nova proposta.

As companhias envolvidas devem também instalar em seus sites banners simbólicos com ícones de páginas carregando, fornecidos pelo projeto Battle for the Net, ligado à ONG Fight For The Future do falecido ativista Aaron Swartz.

O documento da nova proposta está aberto para comentários do público até o dia 15 de setembro. A FCC vai analisar as opiniões enviadas para formular sua proposta final sobre neutralidade da rede nos EUA, que pretende apresentar até o final do ano, de acordo com o "The Verge".


Endereço da página:

Links no texto: