Folha de S. Paulo


Polícia canadense lança aplicativo 'anti-sexting' para menores de idade

A unidade de crimes sexuais da polícia de Ontário, no Canadá, desenvolveu um aplicativo gratuito para que menores de idade recusem pedidos de envio de fotos com nudez na internet.

Batizada de "Send This Instead" (Envie isto no lugar, em tradução literal), a ferramenta oferece 57 respostas sarcásticas e humorísticas a pedidos de "sexting" –troca de fotos ou mensagens com conteúdo sexual explícito via dispositivo móvel, como define o dicionário Oxford.

"Desculpe, estou ocupado... Posso te dispensar daqui a pouco?" ou "Não, mas continue fazendo 'selfies'. A polícia vai adorar que você faça seu próprio retrato policial" são algumas das respostas disponíveis. O aplicativo fornece também um link para os usuários denunciarem casos de assédio sexual à polícia.

Segundo Scott Naylor, diretor da unidade de crimes sexuais, a polícia canadense foi "bombardeada com queixas sobre 'sexting' nos últimos dois anos" e era preciso encontrar uma nova forma de orientar os adolescentes do país à respeito do assunto.

A troca de mensagens de conteúdo sexual com menores de 18 anos é ilegal no Canadá e é considerada pornografia infantil.

O diretor adverte que o aplicativo não vai resolver o problema. "Estamos apenas dando às crianças uma estratégia alternativa para lidar com isso".

O serviço será disponibilizado em todo o mundo quando for oficialmente lançado na Conferência sobre Crimes contra Crianças, que será celebrada entre 11 e 14 de agosto em Dallas, nos Estados Unidos.


Endereço da página: