Folha de S. Paulo


Funcionários chineses da Microsoft protestam contra demissões em massa

Trabalhadores da divisão de celulares da Nokia na China protestaram nesta sexta-feira (1º) contra demissões em massa promovidas nas últimas semanas pela Microsoft, que adquiriu o setor de dispositivos da companhia finlandesa em abril.

A Microsoft anunciou recentemente que demitirá cerca de 18 mil funcionários até 2015, sendo que 12,5 mil estão ligados à Nokia.

Segundo a "Reuters", os protestos se deram em uma fábrica e centro de pesquisas em Pequim que empregava 2.400 trabalhadores.

Uma fonte que preferiu não se identificar informou à agência que os manifestantes levantaram cartazes e gritaram frases contra a "aquisição hostil e demissões violentas praticadas pela Microsoft".

MAIS PROBLEMAS

Esta não é a primeira vez na semana que a Microsoft vira notícia na China.

Na terça-feira (29), um regulador do país disse estar conduzindo investigações antimonopólio contra a empresa fundada por Bill Gates, que não teria revelado informações completas sobre seu sistema operacional Windows e sobre o software Microsoft Office.

O regulador disse que a companhia é suspeita de ter violado a lei antimonopólio da China desde junho de 2013 por problemas com compatibilidade, empacotamento e autenticação de documentos.

A Microsoft se defendeu em um comunicado dizendo que "está em conformidade com as leis e os regulamentos de cada mercado no qual opera no mundo".


Endereço da página:

Links no texto: