Folha de S. Paulo


Apple lança iPad Air em 40 países nesta sexta; não há previsão para o Brasil

A Apple disponibilizará para vendas a partir desta sexta-feira a quinta geração de iPads, chamada de iPad Air, cujas principais novidades são o peso mais leve, espessura mais fina e a maior potência, com processador de 64 bits.

O iPad Air mudou por fora, embora tenha mantido sua tela de retina de 9,7 polegadas. Agora tem uma espessura de 7,5 milímetros (20% mais fino que seu antecessor), pesa 453 gramas (28% mais leve) e as bordas laterais foram diminuídas em 43%.

O tablet possui o chip A7, de 64 bits --o mesmo do iPhone 5S--, que duplica a capacidade de processamento e a velocidade dos gráficos.

Action Press/Xinhua
Funcionária vende iPads Air em loja da Apple de Berlim
Funcionária vende iPads Air em loja da Apple de Berlim; aparelho chega hoje a 40 países

Segundo a Apple, esse sistema é próprio de computadores e a mudança será sentida especialmente na hora de utilizar jogos.

O iPad Air, que promete uma autonomia de dez horas de bateria, tem como sistema operacional o iOS 7 e oferecerá de forma gratuita os pacotes de aplicativos iLife (iPhoto, iMovie e GarageBand) e iWork (Pages, Numbers e Keynote).

Outras novidades são a incorporação de duas antenas que melhoram o rendimento wi-fi do dispositivo e de uma nova câmera frontal "Facetime", que grava vídeos em alta definição e conta com sensores de iluminação posterior aperfeiçoados e pixels maiores para que seja possível obter imagens melhores com pouca luz.

O iPad Air começará a ser vendido nesta sexta com as combinações de cores branco e prata ou preto e cinza em 40 países, incluindo Espanha, Estados Unidos e China, além de outros países europeus, Austrália, Canadá, Hong Kong, Macau e Singapura.

Os preços começam em US$ 499 (R$ 1.147) para a versão "wi-fi" de 16 GB e de US$ 619 (R$ 1.446) para o modelo também com conexão móvel LTE.

O lançamento do novo iPad mini, cuja principal novidade é a inclusão de uma nova tela, será no final deste mês, embora a companhia de Cupertino (Califórnia, EUA) ainda não tenha oficializado a data do lançamento.

A empresa continuará a vender o iPad 2 por US$ 399 (R$ 917) e o iPad mini original por US$ 299 (R$ 687).

Os tablets são a chave para o negócio da Apple: nos últimos 12 meses a companhia vendeu 71 milhões de iPads, 20% a mais que no ano anterior.

Em três anos e meio, comercializou 170 milhões de unidades e, embora a Apple continue a ser o fabricante que mais vende tablets, o iPad perdeu espaço em seu mercado à medida que os concorrentes melhoraram suas versões e disponibilizaram produtos com preços mais acessíveis.

"O mercado dos tablets é enorme e continuamos a vê-lo como uma grande oportunidade para nós", disse o executivo-chefe da Apple, Tim Cook, na conferência de resultados da empresa.

Pioneira na criação do dispositivo, a Apple continua a dispor também da vantagem de ter um mercado de aplicativos especificamente desenvolvidos para seus tablets: 475 mil estão disponíveis na App Store.


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