Folha de S. Paulo


Sony anuncia segunda geração de seu relógio inteligente com Android

A Sony anunciou, nesta terça-feira (25), a segunda versão de seu relógio inteligente, o SmartWatch 2, durante a abertura da Mobile Asia Expo 2013, em Xangai.

O SmartWatch 2 tenta compensar o fracasso da primeira geração, lançada em 2012 e considerada "uma decepção de uma empresa que costumava criar coisas bacanas", segundo a análise do site Gizmodo.

Com tela de toque maior, de 1,6 polegada, e resolução mais densa que o antecessor (200 pixels x 176 pixels), o relógio inteligente da Sony agora é à prova d'água e se conecta a smartphones com sistema operacional Android por meio da tecnologia NFC (Near Field Communication) --apenas com a aproximação dos dois dispositivos.

Divulgação
Quando não está conectado a um smartphone com sistema operacional Android por meio da tecnologia NFC, o SmartWatch 2 funciona como um relógio convencional
Quando não está conectado a um smartphone, o SmartWatch 2 funciona como um relógio convencional

A interface do SmartWatch também foi redesenhada para ficar mais parecida com a do Android, e a Sony pré-instalou aplicativos básicos no aparelho, como calendário, e-mail, Facebook e Twitter. O software "desajeitado" e a necessidade de baixar esses apps ao adquirir o produto foram alvos de crítica quando o original foi lançado.

Segundo a Sony, o SmartWatch 2 chegará às lojas do mundo inteiro a partir de setembro deste ano. O preço não foi divulgado, mas a primeira geração do dispositivo custava US$ 160 nos Estados Unidos, no início das vendas.

COMPETIDORES

Há rumores de que Apple, Google, Microsoft e outras gigantes da tecnologia estejam pensando em entrar no mercado de relógios inteligentes num futuro próximo.

O chefe de produtos da Sony Mobile Stefan K. Perrson acredita que sua empresa tenha vantagem sobre a concorrência, que ainda vai lançar dispositivos de primeira geração. Enquanto isso, "já estamos partindo para a terceira", disse Perrson num release à imprensa.


Endereço da página:

Links no texto: