Folha de S. Paulo


Google Maps é redesenhado com novas capacidades; app para iPad chega até agosto

O Google apresentou nesta quarta (15) um redesenho dos aplicativos e da versão web de seu serviço de mapeamento, o Maps, o que incluirá o emprego de fotografias originalmente usadas no software Google Earth e maior quantidade de conteúdo gerado por usuários.

Pode-se requisitar um convite para experimentar a nova versão do Maps por meio do endereço maps.google.com/help/maps/helloworld/desktop/preview. A companhia não disse quando a reforma será disponibilizada globalmente.

A empresa também anunciou que lançará uma versão para iPad do aplicativo do Maps durante o verão americano, que vai até agosto. O app para iPhone do serviço está disponível desde dezembro.

O anúncio foi feito durante a conferência Google I/O, que é realizada entre a quarta e sexta (18) em San Francisco.

A empresa disse que o Google Maps tem 1 bilhão de usuários únicos semanais.

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NOVIDADES

O Google Maps ficará mais interativo: assim que o usuário clica em algum ponto de interesse (que pode ser um parque, escola, estabelecimento comercial), um "mapa único", nas palavras da companhia, será criado: aparecem no mapa nomes de ruas adjacentes e lugares de interesse semelhante, que poderiam estar ocultos anteriormente em nome do visual menos poluído.

A reforma na ferramenta de direções inclui apresentar a duração e o trajeto das alternativas em meios de transporte, como dirigir, caminhar ou pegar transporte público, para chegar do ponto A ao ponto B.

Nessa função, um gráfico exibirá em uma linha do tempo quanto deve tardar o usuário para sair e para chegar, exibindo também a diferença entre o percurso que tem de ser feito a pé (no caso de diferentes linhas de ônibus ou de metrô, por exemplo).

Resultados de voos, resgatados pelo Google Flight Search, também serão incluídos na pesquisa.

O fim da barra lateral, situada hoje à esquerda na interface de web do serviço, é a principal mudança na sua aparência.

O Google passará a incluir "tours" fotográficos de locais criados a partir de imagens publicadas por usuários. Imagens do Google Earth estarão disponíveis sem a instalação de um plug-in --hoje um requisito.

Consultas por locais como restaurantes, museus e outros lugares ganharão maior integração aos contatos de redes sociais. Será possível, por exemplo, buscar apenas por restaurantes de comida japonesa que algum amigo já avaliou ou comentou publicamente.

A busca do Maps, diz o Google, também ficará mais adaptada a cada usuário ao longo do tempo, já que gravará suas preferências conforme o uso.


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