Folha de S. Paulo


Movimento social faz evento sobre alternativas ao agronegócio no PR

De 4 a 7 de junho, a 13ª Jornada de Agroecologia irá reunir camponeses, estudantes, pesquisadores, integrantes de organizações e movimentos sociais em Maringá (PR) para discutir modelos de produção agrícolas alternativos ao agronegócio.

Realizado anualmente pela Via Campesina (organização internacional que coordena movimentos sociais no campo), o evento tem como foco promover um modelo baseado na agricultura familiar que seja ecologicamente sustentável.

Dentre as conferências, estão "O Projeto do Capital para a Agricultura - O Agronegócio: Análise e Denúncia", com a participação do coordenador nacional do MST, Gilmar Mauro, e Darci Frigo, da coordenação da Terra de Direitos.

Durante o evento, ocorrerá o lançamento do novo documentário do diretor Sílvio Tendler, "O Veneno está na Mesa II", na tarde de quarta- feira (4), às 16h30. O filme aborda experiências ligadas ao modelo agroecológico no país.

No dia 5, ocorre a Marcha pela Agroecologia e Alimentos Saudáveis. O ato, que ocorre nas ruas da cidade de Maringá, pretende apresentar a Jornada à população e ampliar o diálogo com a sociedade sobre a agroecologia em contraponto ao agronegócio.

Os participantes do evento também poderão visitar exposições fotográficas, reunidas na mostra "Túnel do Tempo: 30 anos de Luta", além de participar de oficinas e seminários.

No evento deste ano, são esperados cerca de 2500 participantes, segundo a organização do evento.

A programação completa pode ser acessada no site oficial do evento.


Endereço da página:

Links no texto: