Folha de S. Paulo


Fora de São Paulo, passeios prometem vista privilegiada de constelações e planetas

A viagem de 200 km e três horas para Monte Verde, no alto da serra da Mantiqueira, tem um único objetivo: observar as estrelas. Um grupo de 30 pessoas assiste a uma palestra ainda em São Paulo e, chegando ao sul de Minas Gerais, vislumbra planetas e constelações sob orientação do astrofísico Victor Mourão Roque. "Em São Paulo é possível contar nos dedos o número de estrelas no céu", diz.

O passeio, oferecido pelo Sesc, faz parte de um nicho do turismo que surgiu porque as luzes das cidades começaram a ofuscar o brilho do céu.

"A iluminação pública impede a visão dos astros. É o que chamamos contaminação lumínica", explica Eduardo Cypriano, professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP. "Nascido e criado em SP, eu mesmo só fui ver a Via Láctea já pós-graduado."

Fãs de astronomia, portanto, não têm opção: precisa fugir dos grandes centros. Só assim consegue ver constelações completas como Escopião e Sagitário e aglomerados como o NGC47-55, conhecido como Caixinha de Joias (parece uma estrela só).

Divulgação

Com telescópio, é possível perceber que há estrelas com cores diferentes (varia de acordo com sua temperatura). "Para a observação, o ideal é um lugar alto, escuro e seco, com pouca cobertura de nuvens", diz Cypriano. Segundo o professor, embora o sul de Minas seja relativamente adequado para a atividade, no Brasil não há nenhum lugar que realmente possua essas características.

O Chile detém os pontos mais próximos que preencham tais requisitos. O país tem o Alma, maior telescópio do mundo, e vários observatórios no deserto do Atacama e no Valle del Elqui. A maioria é exclusiva para uso científico, mas alguns servem especialmente aos "leigos".

Esta aqui é para quem estiver disposto a ir mais longe só para ver o céu: as dunas de Sossusvlei, no deserto da Namíbia, onde a "poluição luminosa" é praticamente nula.

SAIBA MAIS

CinqTours. www.cinqtours.com.br. Ibirapuera, 2.907, Indianópolis, zona sul, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/5093-6305.

Sesc Consolação. www.sescsp.org.br. R. Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, centro, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3234-3000.

Sesc Ipiranga. R. Bom Pastor, 822, Ipiranga, zona sul, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3340-2000.

Sesc Ribeirão Preto. R. Tibiriçá, 50, centro, Ribeirão Preto, SP. Tel.: 0/xx/16/3977-4477.

Sesc São Caetano. R. Piauí, 554, Santa Paula, São Caetano do Sul, SP. Tel.: 0/xx/11/4223-880.


Endereço da página:

Links no texto: