Folha de S. Paulo


Espanhóis lançam guia de SP "dos sonhos" com rio Tietê cheio de banhistas

O casal espanhol Ángela León, 25, e Miguel Rodríguez, 34, mora há dois anos em São Paulo. Quando amigos vêm visitar, o primeiro ponto turístico que apresentam é o Minhocão.

O elevado Costa e Silva, que corta o centro da cidade e tem seu nome em homenagem a um presidente do regime militar, não é exatamente um primor da estética. O congestionamento nosso de cada dia também não depõe a seu favor.

Mas Ángela e Miguel foram fisgados pelo Minhocão. Moram num apartamento a 300 metros dali, próximo ao metrô Santa Cecília.

Já esperavam encontrar algo bem diferente de Madri quando vieram pesquisar a urbanização de periferias. Ele arquiteto, ela designer industrial.

Até o caos do tráfego daqui os seduziu. E não só: a feira de rua, as árvores gigantes que quebram calçadas e a música que toca no alto-falante do caminhão de frutas ("vem ver que beleza de abacaxi, vem experimentá!").

A experiência rendeu o "Guia Fantástico de São Paulo", dois livrinhos ilustrados com uma seleção desses lugares mágicos para o casal -de uma cidade que, às vezes, só existe na cabeça deles.

Realidade e ficção se juntam nas páginas, com desenhos de Ángela e trechos escritos que vão do depoimento do então prefeito Paulo Maluf na abertura do Minhocão ("inaugura uma nova solução para o sistema viário da cidade") ao poema "Macunaíma", de Mario de Andrade. "Pegamos coisas que não existem ou que poderiam existir", diz ela.

O rio Tietê é retratado com banhistas e cangas. Um avião vira parque em Congonhas (a saída de emergência é o escorregador). Sob o vale do Anhangabaú há barcos passando, resgatando um rio que existiu ali.

COMO COMPRAR
Exemplares do guia podem ser solicitados pela página facebook.com/guiafantasticodesaopaulo ou pelo site angelaleon.es. A edição custa R$ 15 e será enviada pelo Correio.


Endereço da página:

Links no texto: