Folha de S. Paulo


Maioria dos deputados de frente contra a corrupção vota com Temer

Jorge Araujo/Folhapress
São Paulo SP Brasil 08 08 2017 O presidente Michel Temer em São Paulo na Cerimônia de Lançamento do PRODULOTE - Produção de Lotes Urbanizados MERCADO. Jorge Araujo Folhapress 703 ORG XMIT: XXX
O presidente Michel Temer em evento em São Paulo

A maioria dos deputados da Frente Parlamentar pela Aprovação das Dez Medidas contra a Corrupção, criada em 2016 para tratar das propostas do Ministério Público Federal, votou pelo arquivamento da denúncia contra Michel Temer. Dos 202 parlamentares da bancada, 115 votaram a favor do presidente.

O deputado Fábio Sousa (PSDB-GO), coordenador da frente, se posicionou pela investigação de Temer. Ele disse à Folha que "não é muito de julgar [os outros parlamentares] porque cada um votou segundo sua consciência". Ainda assim, o tucano afirmou que não poderia "fechar os olhos para indícios".

"Como eu que votei a favor do impeachment da Dilma, da cassação do Cunha, vou falar que não tem indícios? Não tem jeito, né?"

A outra bancada da Câmara que trata da corrupção (Frente Parlamentar Mista de Combate à Corrupção) também teve 57% de seus parlamentares a favor do arquivamento.

Questionado sobre a razão dos deputados terem sido contrários à investigação, o coordenador da frente, deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PV-SP), disse que "não faz ideia". Ele votou a favor da investigação contra o presidente.

Como a Folha mostrou, as chamadas bancadas ruralista e da bala têm mostrado lealdade ao governo Michel Temer, mesmo em situações críticas como a votação da denúncia contra o presidente.

APOIO CONSERVADORRuralistas e bancada da bala dão base ao governo Temer
Ruralistas e bancada da bala dão base ao governo Temer

Endereço da página:

Links no texto: