Folha de S. Paulo


Só me encontrei com Lula e Temer socialmente, diz FHC

Fotomontagem
BRASILIA, DF, 12.04.2017, BRASIL, Cerimonia de Assinatura de Atos em Prol das Mulheres Michel Temer promove cerimonia de assinatura de Atos em Prol das Mulheres no Palacio do Planalto. Foto Pedro Ladeira / Folhapress cod:4847///Former Brazilian President Luiz Inacio Lula da Silva delivers a speech as he takes part in a protest, during a national strike against the government's social welfare reform bill, which seeks to extend the time of contributions and raise the minimum age required to obtain full retirement benefits, in Sao Paulo, Brazil on March 15, 2017. Since replacing leftist President Dilma Rousseff in Congress in 2016, President Michel Temer has been pushing for an adjustment program aimed at regaining market confidence and reactivating the country's economy, in recession for more than two years. / AFP PHOTO / Miguel SCHINCARIOL///SAO PAULO, SP, 27.03.2017: Fernando Henrique Cardoso - Lancamento do livro Drogas: as historias que nao te contaram, da Ilona Szabo, seguido de debate com Fernando Henrique Cardoso, dr. Drauzio Varella, com mediacao do Joao Gabriel. (Foto: Bruno Poletti/Folhapress, FSP-MONICA BERGAMO) ***EXCLUSIVO FOLHA***
Michel Temer (PMDB), Lula (PT) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB)

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) negou que tenha se articulado com Michel Temer (PMDB) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para criar um acordo para livrá-los da Lava Jato.

"Saiu no Brasil que eu, o Lula e o Temer estamos fazendo uma operação para parar com a Lava Jato. Qual é o fato? Eu não me encontrei com eles, só me encontrei socialmente", disse.

FHC criticou ainda a repercussão que a imprensa tem dado a essa questão.

"Alguém disse, isso circulou, e eu tenho de responder [à imprensa]. Não adianta eu saber que não é verdade, eu tenho de responder", completou.

As declarações foram feitas em Lisboa, onde o tucano participa do 5º Seminário Luso-Brasileiro de Direito, organizado por Gilmar Mendes.

Fernando Henrique Cardoso saudou o fato de não haver redes sociais durante seu período na Presidência da República.

"Não havia, desculpem a expressão, essa fofocagem permanente", finalizou.

Reportagem da Folha publicada na semana passada revelou que emissários têm conversado sobre um acordo liderado pelos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva, além do presidente Michel Temer, para garantir a sobrevivência da classe política, fragilizada pelo avanço da Lava Jato.

A Folha publicou que Lula, Temer e FHC se encontraram pessoalmente uma única vez, separada e rapidamente, em um hospital em São Paulo onde a mulher do petista estava internada. Ali, durante a visita do tucano e do peemedebista a Lula, ficou acordado que, "pelo Brasil", todos dialogariam. Em nenhum momento a reportagem escreveu que os três se encontraram, juntos, para firmar o pacto.

Isso porque as conversas, por ora, estão divididas entre as articulações de cúpula, que buscam um pacto para a classe política, e as do Congresso, que procuram medidas para eliminar o que consideram abusos da Lava Jato e fazer uma reforma política.


Endereço da página:

Links no texto: