Folha de S. Paulo


Procuradoria eleitoral pede militares por mais tempo no Rio após eleições

Mauro Pimentel/Folhapress
RIO DE JANEIRO, RJ, 09.07.2016: TREINO MILITARES OLIMPIADA - Militares das Forças Armadas participam, na manha deste sabado (9), de exercicios de preparo para a atuacao no policiamento ostensivo durante a Olimpiada. Eles estão na zona sul, Centro, Deodoro e Barra da Tijuca. (Foto: Mauro Pimentel/Folhapress, FSP-ESPORTE) ***EXCLUSIVO FOLHA***
Militares em exercício para a atuação no policiamento ostensivo na Olimpíada, no último sábado (9), no Rio

A Procuradoria Regional Eleitoral do Rio de Janeiro solicitará que as tropas das Forças Armadas que atuarão durante as eleições municipais permaneçam no Estado por mais 48 horas após o encerramento da votação.

O motivo é que o Rio vive o recrudescimento da violência em função da crise fiscal em que se encontra o governo do Estado, que declarou estado de calamidade pública em junho.

Houve aumento recente dos índices de violência e somente neste ano ao menos dez candidatos a vereador em cidades do interior foram assassinados.

Na semana passada, um pré-candidato a vereador por Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, foi assassinado a tiros na porta de casa. Conhecido como Berém do Pilar, Sérgio da Conceição de Almeida viva em uma área dominada por milícias.

A PRE informou por meio de nota que solicitou à Procuradoria-Geral da União que interceda junto ao Ministério da Defesa a prorrogação da presença dos militares no Estado.

Na semana passada, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, disse, em evento no Rio, que está discutindo a possibilidade com o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Rio.

Procurada, a assessoria do ministério afirmou que ainda não há definição sobre o assunto dentro da pasta.

A PRE também solicitou à Polícia Federal que apure os casos de homicídios no Estado do Rio. Se confirmados que as mortes têm ligação com interesses eleitorais, a investigação caberia à PF, informou a nota.

"O aumento dos índice de criminalidade tem gerado um clima e extrema insegurança e temos na população fluminense", diz a nota.

"A Procuradoria Regional Eleitoral do Rio quer a permanência das Forças Armadas na cidade para garantir a segurança de eleitores e candidatos durante as eleições deste ano".


Endereço da página:

Links no texto: