Folha de S. Paulo


Ausente da Câmara, Maranhão viaja para discutir transparência no Chile

Pedro Ladeira/Folhapress
BRASILIA, DF, BRASIL, 18-05-2016, 11h00: O presidente da câmara dos deputados Waldir Maranhão (PP-MA) preside reunião de líderes partidários na presidência da câmara. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER)
Waldir Maranhão (PP-MA), presidente interino da Câmara, na sessão no último dia 18

Afastado do comando do plenário da Câmara desde que assumiu interinamente o lugar de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e avesso a entrevistas à imprensa, o deputado Waldir Maranhão (PP-MA) deve se ausentar do país nos próximos dias.

De terça (31) a sexta (3) está prevista viagem a Santiago, no Chile, para participação em um encontro para discutir transparência na gestão pública.

Apesar do tema, a presidência da Câmara não havia divulgado até às 20h30 desta segunda-feira (30) nenhum detalhe sobre a programação da viagem ou do evento. A assessoria de Maranhão afirmou que ele ainda avalia se irá ou não viajar.

Desde que assumiu formalmente o comando da Câmara, no dia 5 deste mês, Maranhão tem patrocinado uma gestão errática e fértil em polêmicas.

Após de ter tentado anular a tramitação do impeachment de Dilma Rousseff, foi obrigado a fechar um acordo com os partidos da base de Michel Temer delegando a condução das votações em plenário ao segundo-vice, Giacobo (PR-PR).

Avesso a entrevistas, ele também enfrenta acusações de participação em irregularidades, entre elas as apuradas na Operação Lava Jato.

Em sua campanha de 2010, ele não conseguiu comprovar a origem do valor gasto em sua campanha. Afirmou à época que parte vinha da venda de uma Casa em São Luís, mas a Justiça disse que ele não comprovou ter recebido pagamentos por esta suposta venda.

Reportagem do jornal "O Globo" mostrou, no domingo (29), que ele e a família continuam morando na casa.


Endereço da página:

Links no texto: