Folha de S. Paulo


Comissão do Senado vota impeachment de Dilma nesta sexta

Bruno Santos/Folhapress
#multimidia - São Paulo, SP, BRASIL-01-05-2016: A presidente Dilma Rousseff, durante a comemoração da CUT do Dia do Trabalhador, no Vale do Anhangabaú, Zona Central de São Paulo. (Foto: Bruno Santos/ Folhapress) *** FOTO *** EXCLUSIVO FOLHA***
Presidente Dilma Rousseff, durante a comemoração da CUT do Dia do Trabalho

A comissão de impeachment do Senado, que analisa o afastamento da presidente Dilma Rousseff, se reúne nesta sexta (6), a partir das 10h30, para votar o parecer produzido pelo relator Antonio Anastasia (PSDB-MG).

O relatório do senador tucano, favorável ao afastamento de Dilma, aponta que há elementos suficientes para que o processo seja aberto e a petista julgada por crime de responsabilidade. Dilma é acusada de editar, em 2015, créditos suplementares e de usar dinheiro de bancos federais em programas do Tesouro, as chamadas "pedaladas fiscais".

Para ser aprovado, o parecer deve receber maioria simples de votos –11– do colegiado.

Comissão do Impeachment no Senado

A ideia do presidente da comissão, Raimundo Lira (PMDB-PB), é que haja apenas a orientação dos líderes e a votação.

Como o regimento prevê as chamadas questões de ordem e os tempos de líderes, que costumam ser cada um de cinco minutos, a tendência é que, apesar de não prever debates, a sessão deste dia não termine antes do meio da tarde.

Após a fala dos líderes, os senadores votarão por meio de sistema eletrônico (sim, não ou abstenção). Como a votação é aberta, a escolha de cada senador será de conhecimento público.

Por a votação na comissão ser nesta sexta, o prazo necessário de 48 horas (excluindo fim de semana) faz com que a votação no plenário do Senado seja na quarta (11).

Na ocasião, se a maioria simples dos presentes ratificar o documento, Dilma será afastada por até 180 dias e então julgada pelos senadores, podendo perder o cargo definitivamente.

Cronograma da comissão


Endereço da página:

Links no texto: