Folha de S. Paulo


Funkeiros famosos convocam para ato contra impeachment no Rio

Em vídeo divulgado nas redes sociais, funkeiros como MC Sapão e Nego do Borel convocaram seus fãs para participar de uma manifestação contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff, domingo (17), na praia de Copacabana, zona sul do Rio.

O vídeo pede adesão ao ato convocado pela Furacão 2000, a maior e mais tradicional produtora de bailes funk do Rio. O ato intitulado "O Funk contra o golpe" está marcado para às 9h de domingo, no posto 3 da praia de Copacabana.

Veja vídeo

Os funkeiros MC Sapão, Nego do Borel, MC Sabrina e MC Galo da Rocinha participam da convocação, postada na manhã deste sábado (16) pelo site da Agência de Notícias das Favelas. A postagem avisa que neste domingo "a favela vai descer" para a praia.

Os funkeiros basicamente se apresentam, chamam para a manifestação e dizem a frase "Não vai ter golpe". Embora tenham aderido ao ato, os artistas não publicaram a convocação em suas páginas oficiais na redes sociais.

Nego do Borel, por exemplo, não menciona o protesto em seu perfil no Facebook, seguido por 5,3 milhões de pessoas. O mesmo ocorre com MC Sapão, que tem 1,17 milhão de fãs.

LOCAL

O protesto foi convocado por Rômulo Costa, um dos criadores da Furacão 2000 e responsável por popularizar o gênero funk fora das periferias do Rio.

A Frente Brasil Popular, que reúne movimentos sociais, partidos de esquerda, centrais sindicais e união de estudantes, também participará do protesto.

A ideia inicial seria fazer uma manifestação no posto 5 da praia de Copacabana, mas grupos pró-impeachment já tinham pedido autorização para se manifestar no local, que há dois anos é usado como palco dos protestos dos movimentos de oposição ao governo federal.

Após uma reunião com as autoridades e representante dos grupos ficou acordado que a manifestação do funk seria no posto 3 da praia de Copacabana. Os anti-impeachment têm autorização para ocupar a praia até às 13h.

A partir das 14h, o protesto dos que defendem a permanência da presidente continua na Lapa, centro da cidade. Um telão será instalado para que presentes acompanhem o voto dos parlamentares da Câmara dos Deputados.

Os movimentos à favor do impeachment, como Vem Pra Rua e Movimento Brasil Livre, farão protesto na praia de Copacabana a partir das 15h. Os grupos prometem instalar quatro telões na orla para acompanhamento da sessão em Brasília.


Endereço da página:

Links no texto: