Folha de S. Paulo


Lula aceitará convite de Dilma para ministério, dizem aliados

Nelson Almeida - 20.out.2014/AFP
TO GO WITH AFP STORY (FILES) Brazilian President and presidential candidate for the Workers' Party (PT), Dilma Rousseff (L) and Brazilian former President Luiz Inacio Lula da Silva attend a campaign rally in Sao Paulo, Brazil, on October 20. 2014. The PT, in power since 23 years ago, is now under investigation for the Petrobras mega corruption scandal, as the country's economy cracks and President Dilma Rousseff's popularity melts down. AFP PHOTO / NELSON ALMEIDA ORG XMIT: MVD001
A presidente Dilma Rousseff com seu antecessor,Luiz Inácio Lula da Silva

Antes de embarcar a Brasília, Lula disse a aliados que não tem como recusar os apelos da presidente Dilma para que ocupe um ministério.

A estes colaboradores ele também indicou que conhecia os termos da delação do senador Delcídio do Amaral (MS), segundo quem o ministro Aloizio Mercadante (Educação) teria lhe oferecido ajuda financeira para que não fizesse delação premiada, quando decidiu levar a sério a proposta de assumir um cargo no primeiro escalão do governo Dilma.

Para um aliado de Lula, esse é "só um ponto da pauta" que o ex-presidente terá de enfrentar se de fato assumir um ministério.

Lula, nas últimas horas, consultou peemedebistas para se certificar de que teria apoio do PMDB caso assuma um cargo.

Na quarta-feira (16), ele se reunirá em Brasília com a bancada do PT.

Na noite de segunda-feira (14), Lula teve conversas delicadas com integrantes da cúpula do PT, entre eles, o presidente do partido, Rui Falcão. Deles, ouviu que o governo desmoronaria se ele não assumisse o comando.

Na manhã desta terça-feira (13), antes de viajar, Lula se reuniu com seu advogado. Sua maior preocupação era com que acontecerá com sua mulher, Marisa Letícia, e seus filhos, caso ele obtenha foro privilegiado. A expectativa é que o benefício seja estendido à família, já que o processo de Lula será remetido ao STF (Supremo Tribunal Federal).

A informação de que Lula deve aceitar o convite de Dilma foi antecipada pela coluna Mônica Bergamo, na segunda-feira (14).


Endereço da página:

Links no texto: