Folha de S. Paulo


Comitiva de ministros viaja para ato em apoio de Lula em SP

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá a solidariedade de pelo menos cinco ministros petistas em manifestação em sua defesa, marcada para o final da tarde nesta sexta-feira (4) na capital paulista.

A comitiva ministerial será formada por Aloizio Mercadante (Educação), Juca Ferreira (Cultura), Edinho Silva (Comunicação Social), Miguel Rossetto (Trabalho) e Tereza Campello (Desenvolvimento Social).

A decisão dos ministros de participarem do protesto foi definida em reunião nesta sexta-feira (4) no diretório nacional do PT em Brasília.

A presidente Dilma Rousseff chegou a ser aconselhada por seu núcleo político a também comparecer à manifestação na capital paulista. Ela chegou a avaliar a possibilidade, mas desistiu ao ser informada que não haveria como garantir a sua segurança no protesto.

Em nota oficial, a presidente manifestou "integral inconformismo" com a "desnecessária condução coercitiva" do ex-presidente para prestar depoimento à Polícia Federal.

Ela afirmou ainda que sempre exigiu "respeito à lei e aos direitos de todos os investigados" e que os agentes públicos precisam ter "profundo senso de responsabilidade em relação aos cumprimentos das nossas competências institucionais".

A Polícia Federal executou mandados de busca e apreensão no prédio do ex-presidente e de seu filo Fábio Luíz Lula da Silva -também conhecido como Lulinha.

Essa fase da operação, batizada de Aletheia, apura se empreiteiras e o pecuarista José Carlos Bumlai favoreceram Lula por meio do sítio em Atibaia e o tríplex no Guarujá. O ex-presidente nega as acusações.


Endereço da página:

Links no texto: