Folha de S. Paulo


Alckmin sinaliza ao Planalto que é contra a recriação da CPMF

Um dos principais nomes da oposição e governador do maior Estado do país, Geraldo Alckmin (PSDB) foi procurado ainda na tarde desta quinta-feira (27) por interlocutores da presidente Dilma Rousseff com sondagens sobre sua opinião acerca da recriação de um imposto nos moldes da antiga CPMF. Segundo relatos, o tucano deu sinais claros de que é contra a medida.

Já nesta sexta (28), após acompanhar a reação de diversos setores à proposta, o tucano comentou com aliados que considerou a ideia inoportuna. Ele ainda teria expressado descontentamento com as versões de aliados da presidente de que a recriação do imposto seria uma demanda dos governadores.

Pessoas próximas ao tucano lembram que, quando esteve em Brasília para apresentar propostas à presidente, Alckmin defendeu o fim dos impostos sobre saneamento, por exemplo. A redução da carga tributária é uma bandeira do tucano, que costuma exibir publicamente dados de produtos que tiveram impostos estaduais reduzidos para estimular o consumo, como itens da cesta básica.

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), é um dos interlocutores do Planalto junto aos gestores estaduais. Ele tem procurado governadores em nome de Dilma questionando sobre o apoio à recriação da CPMF.


Endereço da página: