Folha de S. Paulo


Corretoras citadas na Lava Jato são investigadas pelo BC, diz diretor

O diretor de fiscalização do Banco Central, Anthero Meirelles, afirmou nesta quinta-feira (13) à CPI da Petrobras que o órgão está investigando as corretoras de valores citadas na Operação Lava Jato e suspeitas de operações financeiras fraudulentas, como contratos de câmbio e importações fictícias.

Ele disse ainda não considerar que o sistema tenha falhado nos casos da Lava Jato, porque as movimentações suspeitas foram identificadas e alertadas às autoridades.

"Todas as instituições citadas na operação [Lava Jato] estão sob investigação. Além disso, todas que operaram com as empresas também citadas na Lava Jato estão sendo investigadas pelo Banco Central. Em várias delas a gente já encontrou indícios, já originaram processos administrativos e denúncias aos órgãos persecutores", disse Anthero.

Ele afirmou que foram liquidadas ao menos três corretoras por irregularidades.

O relator Luiz Sérgio (PT-RJ) questionou o representante do BC sobre depoimento à CPI da doleira Nelma Kodama, atualmente presa na Lava Jato, no qual ela apontou falhas no sistema e chamou-o de "avacalhado".

Sobre isso, Anthero declarou discordar. "O Brasil tem certamente um dos sistemas mais modernos de registro de operações financeiras. Todas operações de câmbio do nosso sistema financeiro são registradas e estão na base de dados do BC", afirmou.

"Nem sempre tem brecha onde ele acha que tem brecha, porque muitas vezes aquela operação está sendo registrada e comunicada ao Coaf [Conselho de Controle de Atividades Financeiras]", disse o representante do BC.


Endereço da página: