Folha de S. Paulo


Reportagem especial e série da Folha ganham prêmio de jornalismo

Uma reportagem especial e uma série da Folha foram vencedoras do Prêmio CNI de Jornalismo 2015. Ao todo, foram 11 os trabalhos premiados em 13 categorias.

O especial "Líquido e incerto - o futuro dos recursos hídricos no Brasil", que mostra como o Brasil está despreparado para os eventos de mudanças climáticas, ganhou na categoria Internet.

Para preparar o material, os repórteres Marcelo Leite, Lalo de Almeida, Eduardo Geraque, Fernando Canzian, Rafael Garcia e Dimmi Amora mergulharam fundo em três situações-limite –secas em São Paulo e no semiárido nordestino e inundações no rio Madeira– para mostrar relatos preocupantes sobre o despreparo do país para enfrentar as emergências que virão.

Na categoria Destaque Regional - Sudeste a vencedora foi a série "O Brasil que trabalha", dos repórteres Érica Fraga, Mariana Carneiro, Ingrid Fagundez e Marcelo Soares.

A série mostra que o boom do mercado de trabalho nos últimos anos foi sustentado por poucas carreiras de baixo nível educacional. Apenas dez profissões foram responsáveis por metade das 9,4 milhões de vagas formais geradas entre 2007 e 2013. O trabalho de apuração da série durou seis meses.

O prêmio principal –categoria Grande Prêmio José de Alencar– foi vencido pelo jornal "O Globo" com o trabalho "Quando o mar vira estrada", uma série de reportagens que mostra o transporte de mercadoria pelo mar na costa nacional, a chamada cabotagem.

A mesma série também levou o prêmio da categoria Impresso Jornal.

A CNI (Confederação Nacional da Indústria) afirma que o prêmio incentiva o debate sobre a economia brasileira no imprensa. "A solução dos problemas do país estaria mais distante não fosse o empenho dos meios de comunicação e de seus profissionais em promover esse debate", disse o diretor de comunicação da confederação, Carlos Barreiros.

*

CONFIRA OS VENCEDORES

  • Grande Prêmio José de Alencar Série "Quando o mar vira estrada" (jornal "O Globo")
  • Especial Inovação Série "Start Ups" (TV Globo)
  • Especial Educação Reportagem " Revolução Silenciosa" (Revista "Muito" / jornal "A Tarde")
  • Impresso Jornal Série "Quando o mar vira estrada" (jornal "O Globo")
  • Impresso Revistas Reportagem "Chefe, sou gay" (revista "Exame")
  • Radiojornalismo Série "Indústria em marcha lenta" (Rádio Jovem Pan)
  • Telejornalismo Série "Start Ups" (TV Globo)
  • Destaque Regional - Centro-Oeste Série "Um país sem ressaca" (jornal "Correio Braziliense")
  • Destaque Regional - Nordeste Reportagem "Os fios que vencem a seca" (TV Cabo Branco)
  • Destaque Regional - Norte Reportagem "Apanhador de Açaí" (TV Liberal)
  • Destaque Regional - Sul Série de entrevistas "A vida depois da crise" (Revista "Amanhã")

Endereço da página:

Links no texto: